Teoria da Relatividade e viagem no tempo

uma abordagem usando a técnica da Controvérsia Controlada

Autores/as

  • Christian Saymon da Silva Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Sávio Cesar Heringer de Moraes Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Adriano Ricardo da Silva Trabach Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Luiz Otávio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35614

Resumen

O presente trabalho relata uma intervenção didática realizada por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São João Batista, localizado em Cariacica - ES.  O objetivo geral da sequência didática construída e aplicada foi introduzir um tema da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio relacionado ao estudo da Teoria da Relatividade.  A metodologia utilizada foi a técnica da Controvérsia Controlada, associada ao tema Viagem no Tempo, como ponto de partida para introduzir os conceitos de Relatividade para os educandos.  Ao final das atividades constatamos que o tema despertou um interesse pela Física que até então era inexistente e a metodologia adotada permitiu um amadurecimento dos alunos em relação ao trabalho em equipe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christian Saymon da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/2. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de março de 2019 a janeiro de 2020.

Sávio Cesar Heringer de Moraes, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/1. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Adriano Ricardo da Silva Trabach, Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo

Graduação em Licenciatura em Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestrado em Ensino de Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professor - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Plasma spray e SmBa2Cu307. Pertence ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

Luiz Otávio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestre (1992) e Doutor (1998), ambos em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo. Bolsista Recém-Doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor 40 horas com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica, atuando nos Cursos de Ensino Médio Técnico Integrado, Graduações e também no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. No momento estou orientando dissertações de Mestrado, projetos de iniciação científica, iniciação à docência (PIBID) e iniciação à extensão. Atuo na área de ensino de Física. Tenho experiência também nas áreas de Física Teórica. Pertenço ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

Citas

ALVES, Richard; RÔÇAS Giselle. A Perspectiva Educacional CTS no Ensino de Ciências. Controvérsias. Rio de Janeiro 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206098/2/Revista%20ConTrove%CC%81rSias.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2020.

CHAVES, André. L. Z; CHRISPINO, Álvaro. Uma Experiência de CTS em Sala de Aula: A Internacionalização da Amazônia. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas V.9 – nº 17 - jul. 2012/dez. 2012, p.122-140.

CHRISPINO, Álvaro. Controvérsias em educação: exercícios de simulação aplicados a temas educacionais de acordo com o modelo CTS: In: CHRISPINO, Álvaro (Org.). Controvérsias em Educação: exercícios de simulação com múltiplas visões sobre questões educacionais. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2005.

CHRISPINO, Álvaro. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Módulo do Curso de Especialização em Educação Tecnológica, UAB/CEFET-RJ, aula 11. Mimeo, 2008.

DUARTE, I. D.; PAIVA, C. L; SILVA, M. A. J; ZANI, L. B. A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 62 – 75, maio – agosto. 2013.

GIL PÉREZ, D.; SENET, F.; SOLBES, J. La introduccion a la física moderna: un ejemplo paradigmatico de cambio conceptual. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. extra, p.189-195, 1987.

PINHEIRO, N. A. M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

HAFELE, J.C.; KEATING, R.E. Around-the world atomic clocks: predicted relativistic time gains, Science, 177, 166-8, 1972.

MONTEIRO, M.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciências, v. 8, n. 1, p. 1-13, jul. 2013.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea” no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.5, n.2, paginação eletrônica, 2000.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência, vol. 2, n. 2, dezembro, 2002.

SHAPIRO, I. I. Fourth Test of General Relativity. Physical Review Letters, 13 (26), p. 789–791, 1964.

VALADARES, E. C.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.15, n.2, p.121-135, ago. 1998.

ZANETIC, J. Física e cultura. Ciência e Cultura, v.57, n.3, p.21-24, 2005.

Publicado

30-06-2022

Número

Sección

Relatos de experiência