Un análisis de las prácticas pedagógicas y su relevancia en la enseñanza y el aprendizaje

um estudo de caso sobre ensino de Arte e Matemática durante a pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Camila Honorio Alves CEUNES/Mestranda
  • Elisangela Pereira Barbosa
  • Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves
  • Jefferson Duarte Pacheco
  • Jussanã Gomes dos Santos
  • Otávio Benincá Toscano
  • Andrea Brandão Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.35807

Palabras clave:

cotidiano; tecnologia; formação de professores; educação

Resumen

Este estudo objetiva analisar duas intervenções construídas numa perspectiva de mediação para o ensino das disciplinas de Arte e Matemática, recorrendo aos instrumentos tecnológicos para o seu desenvolvimento e o tema do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo desenvolvimento ocorreu por meio de um estudo de caso descritivo. Quanto aos processos escolhidos para o caminho metodológico, incluímos: entrevista aos professores que realizaram a intervenção pedagógica e os registros das atividades desenvolvidas pelos alunos. Ao final das análises concluímos que diante do cenário da Covid 19, o papel do professor modifica-se em propostas presenciais, online ou híbrida, sendo fundamental uma remodelagem de suas abordagens em cada cenário para uma melhor adaptação e aprendizagem do discente, além de considerarmos a relevância de práticas colaborativas e com abordagem do cotidiano dos alunos.  Este estudo objetiva analisar duas intervenções construídas numa perspectiva de mediação para o ensino das disciplinas de Arte e Matemática, recorrendo aos instrumentos tecnológicos para o seu desenvolvimento e o tema do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo desenvolvimento ocorreu por meio de um estudo de caso descritivo. Quanto aos processos escolhidos para o caminho metodológico, incluímos: entrevista aos professores que realizaram a intervenção pedagógica e os registros das atividades desenvolvidas pelos alunos. Ao final das análises concluímos que diante do cenário da Covid 19, o papel do professor modifica-se em propostas presenciais, online ou híbrida, sendo fundamental uma remodelagem de suas abordagens em cada cenário para uma melhor adaptação e aprendizagem do discente, além de considerarmos a relevância de práticas colaborativas e com abordagem do cotidiano dos alunos.  

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin William. Classical Content Analysis: A Review. In: BAUER, Martin William; GASKELL, George; Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: SAGE, 2000, p.131-150.

BELMONTE, Vanessa. GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Ambientes virtuais de aprendizagem. Um panorama da produção nacional. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/2942010181132.pdf>. Acesso em 11 de abr. de 2021.

BORBA, Marcelo Carvalho. CHIARI, Aparecida Santana de Souza, & Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de. (2018). Interactions in virtual learning environments: New roles for digital technology. Educational Studies in Mathematics, 98, 269–286. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-018-9812-9>, Acesse em: 02 de maio. 2021

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRASIL, MEC. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para instituições de Educação Infantil/ Encarte 1. Brasília. MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf >. Acesso em: 11 abr. 2021.

BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

ITAÚ CULTURAL. READY-MADE. ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo:, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5370/ready-made>. Acesso em: 23 de abr. 2021.

MORAN, José Manuel. Desafios que a educação a distância traz para a presencial. UNOPAR CIENTÍFICA CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO, Londrina, v. 5, n. 1, p. 27-33, jun. 2004. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/1115> . Acesso em: 25 abr. 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, p. 1-27, 2012. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.

MOREIRA, Tamya de Oliveira Ramos. A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a Educação Musical no século XX. 2014. 196f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-153959/pt-br.php>. Acesso em: 10 abr. 2021.

POCHO, Claúdio Lopes.; AGUIAR, Márcia de Medeiros; SAMPAIO, Marisa Narcizo.Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis,RJ: Vozes, 2003.

RODRIGUES JÚNIOR, Emílio. Os Desafios da Educação Frente às Novas Tecnologias. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2014, Sorocaba. Anais eletrônicos. Disponível em: <https://unisos.uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/6_es_avaliacao/03.pdf>. Acesso em: 14 de abr.de 2021.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 116, p. 725-742, out/dez 2013. https://doi.org/10.1590/S0101-66282013000400008.

Publicado

21-12-2023

Número

Sección

Relatos de experiência