Mediação da ação teatral via extensão universitária

posturas e procedimentos do artista educador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.35930

Resumen

Este estudo investiga a mediação da ação teatral em atividades de Extensão Universitária, considerada sob a ótica de uma abordagem horizontal e da dialógica a respeito de estratégias e posturas do artista educador ao ministrar o ensino de teatro em atividades de extensão. A partir da observação de diretrizes presentes nos documentos normativos extensionistas e fundamentada na obra de autores como Paulo Freire e Augusto Boal, a prática de campo desenvolvida na pesquisa de doutorado da autora é analisada. Através da abertura um curso de extensão da Universidade Federal da Bahia, e baseada na utilização de técnicas de linguagem teatral voltadas para a discussão social por meio da cena, a autora ofereceu oficinas de teatro a adolescentes do município de Seabra, Bahia, onde foram propostos jogos, improvisações e debates. Esta prática originou princípios de abordagem para o ensino de teatro, e evidenciou que os procedimentos utilizados dentro destas pedagogias críticas possuem instrumentos norteadores e eficientes para a mediação da ação teatral na Extensão Universitária. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anita Cione Tavares Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Bachillerato,Maestría y Doctora en Artes Escénicas por el Programa de Posgrado en Artes Escénicas de la
Universidad Federal de Bahía. Actualmente se desempeña como Profesora Tutora EAD de la Licenciatura en Teatro de
la Universidad Federal de Bahía y Profesora de la disciplina de Artes en la educación pública municipal de la
ciudad de Palmeiras -BA.

Publicado

19-11-2021