A educação CTS/CTSA como facilitador do processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.36308Palabras clave:
Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Ciência e TecnologiaResumen
O ensino de ciências tem sido caracterizado por memorização de teorias, distante da prática vivida pelos alunos. A educação CTS/CTSA propõe o fomento da produção científica articulada ao contexto dos estudantes, o que possibilita o diálogo com questões de ciência e tecnologia. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a evolução de uma intervenção pedagógica, interdisciplinar, no ensino de Ciências Biológicas e Geociências, a partir das questões locais e regionais, sobre aspectos da educação CTS/CTSA. A pesquisa foi realizada com os alunos da 1ª série do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia/ES, Brasil. Essa pesquisa apresenta caráter qualitativo e se classifica como estudo de caso. A sequência didática foi estruturada no modelo dos Três Momentos Pedagógicos, embasado na prática educativa de Paulo Freire. Nos resultados obtidos foram evidenciados que o processo de ensino e aprendizagem foi favorecido, visto que a abordagem interdisciplinar e contextualizada proporcionou uma aprendizagem significativa. Deste modo, além de facilitar a compreensão dos conteúdos científicos, possibilitou aos estudantes maior capacidade de argumentação.
Descargas
Citas
BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli; GARCIA JÚNIOR, Pedro José. Metodologias variadas no ensino de ciências: um estudo com professores do município de Ibitirama – Es. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 10, p. 10-20, jun. 2021.
BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União de 28 abr. 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 30 jan. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 12 de dezembro de 2012.
CACHAPUZ, António et al (org.). A necessária renovação no ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Documentos de Trabalho de Iberciencia, n. 4. Organização dos Estados Ibero-americanos, 2017.
CUTCLIFFE, Stephen. H. Ideas, Máquinas y valores. Los Estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Barcelona: Anthropos; México: UNAM, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Marta Maria. Colaboração: Antônio Fernando Gouvêa da Silva. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio. Campus Nova Venécia, ES, 2015. Disponível em: <https://novavenecia.ifes.edu.br/images/2018/documento/ppc_matriz_curricular/tecnicos/PROJETO_MINERACAO_INTEGRADO.pdf>.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Teste da pegada ecológica. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Disponível em: <http://www.suapegadaecologica.com.br/>.
KAHOOT. Disponível em: .
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MELLO, Leonides; GUAZZELLI, Iara. A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol 4, núm 1, jan./abr. 2011. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/874/654>. Acesso em: 12 nov. 2018.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, nº 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2017.
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação, v. 20, n. 3, p. 617-638. Bauru, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n3/1516-7313-ciedu-20-03-0617.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2018.
NASCIMENTO, Viviane Briccia do. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
REIS, Erisnaldo Francisco; HENZ, Gabriela Luiza; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. A metodologia da problematização no ensino da biologia – estudo da Leishmaniose. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 6, p. 132-152, maio. 2019.
RODRIGUES, Jocelia Costa et al. Questões ambientais na Amazônia: o que suscitam as imagens nos estudantes de uma escola de Boa Vista/RR e os olhares da docência e a gestão da escola. Amazônia – Revista em Educação em Ciências e Matemática, v.14 (30) | Jan-Jul 2018, p. 161-174. Disponível em: < https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4918/4899>. Acesso em: 03 dez. 2018.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos et al. O enfoque CTS e a Educação Ambiental: Possibilidade de “ambientalização” da sala da aula de Ciências. In: SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloisio. Ensino de Química em Foco. 1 ed. Editora Unijuí, 2011.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002.
SCARPA, Fabiano; SOARES, Ana Paula. Pegada ecológica: qual é a sua? 1ª ed. São José dos Campos, SP: INPE, 2012. Disponível em: <http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/Cartilha%20-%20Pegada%20Ecologica%20-%20web.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2018.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.