O potencial dos textos literários na aprendizagem de línguas adicionais sob a ótica da teoria dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37970Palabras clave:
textos literários, aprendizagem de línguas, multiletramentosResumen
Este relato de experiência pretende discutir como textos literários podem ser úteis na aprendizagem de línguas adicionais embasada nos estudos da pedagogia dos multiletramentos proposta pelo The New London Group (1996). Inicialmente, são mencionados estudos teóricos que descrevem como os textos literários já foram utilizados em aulas de línguas, para então propor nova fundamentação teórica, ancorada nos estudos de Kalantzis e Cope (2012) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Kress (2010). Em seguida, são apresentadas duas produções textuais multimodais de estudantes de uma escola pública federal de Ensino Médio Profissionalizante. A partir da análise desses textos, podemos perceber que os textos literários são designs ricos em oportunidades de aprendizagem tanto da língua em uso como da formação para atuação social crítica e cidadã.
Palavras chave: textos literários, aprendizagem de línguas, multiletramentos
Descargas
Citas
ALONSO, K. F. 94f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
BRUMFIT,C. Language and literature teaching: from practice to principle. Oxford: Pergamon Press, 1985.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf Acesso em 29 mar. 2022.
COLLIE, J. & SLATER, S. Literature in the Language Classroom. Avon: Longman, 1992.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
DUFF, A. & MALEY, A. Literature. Oxford: Oxford University Press, 1990.
HODGE, Robert; KRESS, Gunther. Social Semiotics. Ithaca: Cornell University Press, 1988.
KALANTZIS, M., COPE, B. Literacies. New York: Cambridge University Press, 2012.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/NY: Routledge, 2010.
LAZAR, G. Literature and Language Teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
LIMA, C. Selecting ‘Literary Texts for Language’ Learning. Journal of NELTA. Vol.15, no.1-2, p.110, 2010.
LOYAL books, 2022. Disponível em: http://www.loyalbooks.com/ . Acesso em 02 mar. 2022.
MCKAY, S. L. Literature as Content for ESL/EFL. In: CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a Second or Foreign Language. Heinle & Heinle: United States, 2001. p. 319-332.
MICCOLI, L. Experiências de estudantes em processo de aprendizagem de língua inglesa: por mais transparência. In: Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 197-224, 2007.
___________ . A evolução da pesquisa experiencial - uma trajetória colaborativa. In: MICCOLI, Laura Stella (org.). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 17-75.
MOODY, H. L. B. The teaching of literature in developing countries. Hong Kong: Longman, 1972.
ORWELL, G. 1984. New York: Signet Classics, 1977.
PROJECT Guntenberg. Disponível em: https://www.gutenberg.org/. Acesso em 02 mar. 2022.
RICHARDS, Jack. C.; RODGERS, Theodore. S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
SHAZU, R. I. Use of literature in language teaching and learning: a critical assessment. In: Journal of Education and Practice. v. 5, p. 29-35, 2014.
UR, P. A Course in Language Teaching Practice and Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
WILDE, O. The selfish giant. In: The complete works of Oscar Wilde. New Lanark: Geddes and Grosset, 2001. pp. 116-117.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.