Mediação de leitura literária e letramento literário na escola:

uma abordagem reflexiva

Autores/as

  • CLEIDE MARIA JAGHER Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Vilma da Silva Araújo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37982

Palabras clave:

Literatura, Escola, Educação literária, Letramento literário

Resumen

A partir da concepção de “letramento literário enquanto o conjunto de práticas sociais que usam a escrita literária” (ZAPPONE, 2008), neste estudo, apresentamos algumas reflexões sobre educação literária e letramento literário escolar. Entre os apontamentos, reiteramos o lugar da literatura na escola, considerando a sua relevância ao indivíduo, devido ao seu caráter estético de sublimação do real e ao seu caráter humanizador (CANDIDO, 1995). Defendemos também a urgência de um espaço escolar que promova práticas de leitura literária plurais, um espaço democrático, uma vez que nossos alunos, fora do espaço escolar, participam de práticas diversas de letramento literário. Nesse sentido, como concebe Zilberman (2017), o professor deve promover o cotejo entre o patrimônio de cada leitor com o patrimônio social, histórico, político do grupo ou do público com o qual interage. De maneira que, para uma educação literária efetiva, é necessário “utilizar aquilo que a norma escolar rejeita como um suporte para dar acesso à leitura na sua plenitude” (CHARTIER, 1999). Como suporte teórico, buscamos os conceitos de letramento, letramento na cibercultura, multiletramentos, em Soares (2002; 2009), Kleiman (2004) e Rojo (2009), bem como as considerações sobre leitura literária na escola, de autores, como Rouxel (2013), Jouve (2013), Colomer (2003; 2007), Hansen (2005), Zilberman (2009; 2017), entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CLEIDE MARIA JAGHER, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) - 2015 e Doutoranda em Estudos literários e Formação do leitor pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

 

Mariana Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda pela mesma universidade.

Vilma da Silva Araújo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras - Estudos Literários (2021) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda também em Estudos Literários pela mesma universidade.

Citas

BUTLEN, Max. Leitura, literatura e formação de professores. In: Literatura e educação: história, formação e experiência. Orgs. DALVI, Maria Amélia; SILVA,

Arlene Batista da; SOUZA, Renata Junqueira de; BATISTA, Ana Karen Costa. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CANDIDO, Antonio. Introdução (pressupostos, o terreno e as atitudes críticas, os elementos de compreensão). In: Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000, pp. 30-7.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

_______________ . A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

DALVI, Maria Amélia. Literatura e educação: história, formação e experiência. Orgs. DALVI, Maria Amélia; SILVA, Arlene Batista da; SOUZA, Renata Junqueira de; BATISTA, Ana Karen Costa. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: proposta didático-metodológica. In: Leitura de literatura na escola. Org. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. São Paulo: Parábola, 2013.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Tradução Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015. – (Coleção estudos; 135 / dirigida por J. Guinsburg).

HANSEN, J. A. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2005, pp.13-44.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.

_____________. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. Org. ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. São Paulo: Alameda, 2013.

JUNG, Neiva Maria. Identidades Sociais na Escola: Gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngue. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.

KLEIMAN, Angela. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: __________Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1ª. ed. 1995, 7ª ed. 2004.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. Niterói: Ed. UFF, 2000.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Leitura de literatura na escola. Org. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Letramento (s) – práticas de letramento em diferentes contextos. In: _____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola editorial, 2009, pp. 95-129.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: Leitura de literatura na escola. Org. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER- FALEIROS, Rita. São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Autobiografia de leitor e identidade literária. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. Org. ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. São Paulo: Alameda, 2013.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. v.23, no 81, Campinas, dez, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 19 mar. 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128p.

STREET, Brian. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Conferência proferida na Unesco, 2003. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/Street-Traduzido>. Acesso em: 12 de outubro de 2013.

ZAPPONE, Mirian H. Y. Fanfics – um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de hoje. 43 (2), 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4749. Acesso em: 05 de agosto de 2020.

ZILBERMAN, Regina. Leitura na escola – entre a democratização e o cânone. Revista Literatura em Debate, v. 11, n. 21, p. 20-39, jul./dez. 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, (14), 11-22, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

ZILBERMAN, Regina. Teoria da Literatura I. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

____________. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, UPF, Jan./Jun. 2009. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/924.

ZILBERMAN, Regina; ROSING. Tania M. K. Escola e leitura. Velha crise. Novas alternativas. São Paulo: Global, 2009

Publicado

18-08-2022