Resolução de Problemas do Campo Conceitual Aditivo por Professores Formados em Pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38621

Palabras clave:

Situações-problema; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Teoria dos Campos Conceituais

Resumen

Os conhecimentos utilizados pelos professores na resolução de problemas que envolvem adição ou subtração estão relacionados ao ensino e à aprendizagem dessas operações, pelos estudantes. Tendo isso em vista, este artigo busca identificar os teoremas em ação mobilizados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que lecionam em escolas estaduais do norte do Espírito Santo, na resolução de seis problemas que contemplam as relações aditivas de base do Campo Conceitual Aditivo, segundo a Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário enviado por WhatsApp. Na análise dos dados obtidos a partir do retorno das respostas de 12 professores que trabalhavam em 5 escolas distintas, foi observado que todos os professores resolveram corretamente três dentre os seis problemas propostos. Em três problemas, foram identificadas algumas resoluções equivocadas, revelando a mobilização de teoremas em ação falsos nas resoluções. As respostas incorretas indicam dificuldades de interpretação dos enunciados e a familiaridade com determinadas categorias de problemas pode ter levado à maior facilidade em resolvê-los corretamente. Diante disso, há indicações de que algumas categorias de problemas são mais usadas pelos professores, em suas práticas docentes, do que outras, o que pode ser ocasionado pela falta de conhecimentos sobre a TCC. Os resultados revelam a importância da aquisição de conhecimentos sobre o Campo Conceitual Aditivo pelos professores, para que teoremas em ação falsos não permaneçam em suas concepções, sendo proporcionada aos estudantes a sistematização da totalidade de conhecimentos inseridos nesse Campo.

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Publicado

26-12-2022