Educação não formal e comunitária

um relato de experiência no Centro de Atendimento Psicossocial de São Mateus - ES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38960

Palabras clave:

Educação não formal; Educação Comunitária; Educação Social

Resumen

Este trabalho busca apresentar as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, o qual foi realizado no Centro de Atendimento Psicossocial de São Mateus Álcool e Drogas  - CAPS/AD, entre os meses de maio e julho de 2022. Como aporte teórico, temos as contribuições de Gohn (2009; 2010) que traz o cerne da educação não formal como elemento constitutivo de formação a partir do cotidiano, além da educação comunitária que visa o desenvolvimento de práticas cidadãs, solidárias de recuperação de autoestima e de valores. Por outro lado, Freire (2013) comenta a respeito da conscientização através da práxis.  Durante o estágio, foi observada a dinâmica de trabalho e o grupo dos pacientes que faziam parte do projeto de horta e, posteriormente, foi realizado um projeto de saúde, autocuidado e alimentação saudável, o qual dialogava com a realização da horta. Dessa maneira, foram realizadas, durante três dias, as seguintes ações: organização do espaço, palestras e dinâmicas sobre tais temáticas e posteriormente finalizamos um sarau que contou com leitura de poesias e expressão dos pacientes. Por fim, a experiência contribuiu, de grande valia, para a promoção da saúde, autocuidado e alimentação saudável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erick Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmico do curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES). Atualmente é Assistente de Aluno, lotado na Coordenadoria de Gestão Pedagógica, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Educacionais – (GPPE/IFES).

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).  Professor associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Prometheus –  Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica do CEUNES-UFES. 

Citas

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico] / Paulo Freire; tradução Rosiska Darcy de Oliveira. - [1. ed.] - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013. recurso digital.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais / Maria da Glória Gohn. São Paulo: Cortez, 2010 - (Coleções questões da nossa época; v. 1).

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador (a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em:https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5Acesso em 15 jul. 2022

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. CAPS NO ESPÍRITO SANTO. Observatório Capixaba. (Online) Disponível em: https://ocid.es.gov.br/caps-no-espirito-santo. Acesso em 12 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia na Modalidade Licenciatura. São Mateus/ES, 2011.

Publicado

26-12-2022

Número

Sección

Relatos de experiência