A desigualdade social, marcadores sociais e a meritocracia:

um estudo sobre o fracasso escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39074

Palabras clave:

Desigualdade; Marcadores sociais; Meritocracia; Fracasso escolar

Resumen

Este trabalho aborda a desigualdade social, marcadores sociais (especificamente: raça, gênero e classe) e a meritocracia enquanto fatores que possibilitam compreender o fracasso escolar. Tal problemática consiste em buscar elementos que proporcionem entender o porquê de o fracasso escolar ser um dos maiores problemas do atual modelo educacional. Essa questão se faz necessária tendo em vista os visíveis retrocessos nos índices educacionais e na manutenção e agravamento de desigualdades estruturais da sociedade. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é evidenciar que fatores sociais contribuem à manutenção e perpetuação do fracasso escolar. Para chegar a tal conclusão, esse estudo utiliza e analisa pesquisas, artigos e livros que tratam sobre a questão do fracasso escolar, para demonstrar que o sucesso escolar não depende do mérito ou esforço pessoal, já que o indivíduo, no seio da sociedade, é perpassado por fatores sociais, políticos, econômicos e históricos que podem influenciar contra ou a favor de seu sucesso no âmbito escolar.

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Biografía del autor/a

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado, Mestre e Doutorando em Filosofia (2014-, UERN-UFRN-PPGFil-CCHLA) / Especialista em Ciências Sociais e Gestão Escolar (2022, FFOCUS) / Licenciando em Ciências Sociais e Pedagogia (2020-, UFRN-UNINTER).

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Publicado

26-12-2022