A formação inicial de professores de Matemática
uma análise a partir de disciplinas optativas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39120Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as ofertas de disciplinas optativas dos cursos de Matemática de universidades públicas do estado da Bahia, discutindo as possíveis contribuição para os licenciandos em Matemática. A pesquisa é qualitativa e a análise de dados deu-se a partir das informações contidas nas ementas curriculares. Para produção de dados, valeu-se das escolhas de quatro universidades federais da Bahia. Os resultados demonstraram que as disciplinas apresentam técnicas, que a partir da teoria, podem subsidiar o trabalho do professor de Matemática, tendo em vista conhecer ferramentas que possam ser utilizadas em sala de aula. Nesse sentido, percebe-se a importância das disciplinas optativas, tendo em vista, que muitas demonstram que a Matemática não é definida apenas por números, mas que se constituem de histórias, questões de ordens sociais, as quais auxiliam os licenciandos em abordagens na sala de aula.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.
BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. XX EBRAPEM. Curitiba- PR. Anais... 2016.
BIEMBENGUT, M. S. Concepções e Tendências de Modelagem Matemática na Educação Brasileira. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. v. 7. n. 10. p. 195-204. Costa Rica, 2012.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Editora: Porto. 2010.
BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em 28 de maio de 2023.
BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm . Acesso em 28 de maio de 2023.
BRASIL. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948 . Acesso em 28 de maio de 2023.
CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publication UEPG, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 16, n.1, p. 45-53, jun. 2008.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, [S. l.], n. 100, p. 33-46, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Ibero-Americana de Educação. Madri. v. 25, p. 147-174, 2001.
NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: Uma análise da influência Francesa. 4ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
ONUCHIC, L. de La R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
SAITO, F. Construindo interfaces entre História e ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016.
SÁNCHEZ, P. A. A Educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão - Revista da Educação Especial, p. 7-19, out.2005.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, n.1, pp.07-19, 2011.
VIANA, M. da C. V.; SILVA, M. C. Concepções De Professores De Matemática Sobre A Utilização Da História Da Matemática No Processo De Ensino-Aprendizagem. In: Encontro Nacional de História da Matemática, 9, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2007.
ZORZAN, A. S. L. Ensino-Aprendizagem: Algumas Tendências na Educação Matemática. R. Ciências Humanas Frederico Westphalen, v. 8 n. 10 p. 77 – 93, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Girlane da Silva dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.