“Missão Alfabetização”
desafios em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39533Resumen
Esse estudo tem, como temática, o projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) em parceria com uma escola da rede municipal, visando a colaborar com o processo de apropriação da leitura e da escrita dos contemplados. Tem o objetivo de analisar as contribuições do projeto “Missão Alfabetização” para com o processo de alfabetização dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, matriculados em uma escola da rede municipal de Linhares-ES. Foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados, os instrumentos utilizados foram questionário aplicado aos profissionais do corpo pedagógico, análise documental do portifólio produzido ao final do projeto e relatórios escritos pelos monitores que acompanharam os estudantes. Visando a consolidar os dados, realizou- se uma entrevista semiestruturada com a pedagoga da escola. Os resultados apontam que o projeto de extensão, colocado em discussão, contribuiu para a aquisição das habilidades de leitura e escrita, assumindo papel central na melhora da autoestima e da socialização dos estudantes.
Descargas
Citas
ANDRADE, J. A. Autoestima e aprendizagem escolar: uma visão psicopedagógica. XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2017. Disponível em: <https://docplayer.com.br/55298224-Autoestima-e-aprendizagem-escolar-uma-visao-psicopedagogica.html>. Acesso em: 24 nov. 2021.
BESSA, M. M. R. F. Alfabetização e construção da cidadania. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto A vez do Mestre Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 24 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 11 maio 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 11 maio 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 5, de 28 de abril de 2020. Brasília, 2020a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 jun. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 11, de 7 de julho de 2020. Brasília, 2020b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 jun. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Brasília, 2020c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141-rcp002-20/file>. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 6, de 19 de maio de 2021. Parecer Homologado. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 5/8/2021, Seção 1, Pág. 34.
CONSELHO NACIONAL DA SAÚDE (CNS). Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de- 11-de-maio-de- 2020#:~:text=Recomenda%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20medidas,dos%20servi%C3%A7os%20atingido%20n%C3%ADveis%20cr%C3%ADticos>. Acesso em: 29 maio 2022.
ESPÍRITO SANTO. Secretaria da Educação. Plano de retorno às aulas presenciais da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo. Vitória: SEDU, 2020. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/documentos-de-retorno-as-aulas-presenciais>. Acesso em: 20 jun. 2022.
FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L. G.; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Revista de Letras, Vitória da Conquista, v.12, n.2, jul./dez., 2020.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 45. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
GONTIJO, C. M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GONTIJO, C. M. M. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRIFFO, C. Dificuldades de aprendizagens na alfabetização: perspectivas do aprendiz. In: GOMES, M. de F. C.; SENA, M. da G. de C. (Orgs.). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
LEITE, V. A. M. Dimensões da não aprendizagem. Curitiba, PR: IESDE, 2012.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo, 2007.
LINHARES. Portaria Nº 001, de 29 de janeiro de 2021. Linhares: Secretaria Municipal de Educação (Seme), 2021.
MIRANDA, S. de. Um voo possível: o Sucesso escolar nas asas da autoestima. Campinas, SP: Papirus, 2003.
NEVES, R. de A., DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem, UNIrevista, v.1, n.2, p. 1-10, 2006.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 11 de março de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic>. Acesso em: 20 abr. 2022.
PASSOS, F. C.; BATISTA, T. da L. Projeto de extensão AlfabetizAÇÃO e o desenvolvimento de estudantes que apresentam dificuldades em apropriação das habilidades de leitura e escrita. 2019. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Faceli, Linhares, 2019.
PÉREZ, C. L. V. Alfabetização: um conceito em movimento. In: GARCIA, R. L.; ZACCUR, E. G. dos S. (Org.). Alfabetização: reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008.
PILETTI, N. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 2008.
SILVA, A. M. C. e. Alfabetização e Letramento em tempos de pandemia: realidade e desafios. Revista Educação Básica em Foco, v. 2, n. 4, p. 1-8, 2021. Disponível: <https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/Artigos/Alfabetizacao_e_letramento_em_tempos_de_pandemia_SILVA-A-W.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2022.
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de A a Z: um guia para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Márcia Perini Valle, Amanda Neres, Karoline França Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.