Uso de materiais recicláveis como recurso didático para o ensino de ligações químicas
Recyclable materials such didactic tool to chemistry bonds teaching
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.40125Palabras clave:
Ensino de Química; Prática docente; SustentabilidadeResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições de modelos moleculares e iônicos elaborados com materiais recicláveis como recurso didático para o ensino de ligações químicas. Os modelos foram confeccionados artesanalmente com bolinhas de rollon previamente descartados, e utilizados como nas aulas de ligações químicas e geometria molecular em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Tefé, interior do Amazonas. Os resultados mostram que houve uma boa aceitação dos modelos pelos docentes e discentes. Os modelos confeccionados puderam representar a estrutura microscópica dos átomos, o arranjo das moléculas e fórmulas químicas, e contribuíram de forma satisfatória para aprendizagem do assunto de ligações químicas.
Descargas
Citas
ABRAHAM, M.; VARGHESE, V.; TANG, H. Using molecular representations to aid student understanding of stereochemical concepts. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 12, p. 1425- 1429, 2010.
AL-BALUSHI, S. M.; AL-HAJRIB, S. H. Associating animations with concrete models to enhance students’ comprehension of different visual representations in organic chemistry. Chemistry Education Research and Practice, v. 15, p. 47-58, 2014.
ARAÚJO, R. S.; MALHEIRO, J. M. S.; TEXEIRA, O. B. P. Uma análise das analogias e metáforas utilizadas. Química Nova na Escola, p. 1-7, 2014.
CAVALCANTE, D. D.; SILVA. A. de F. A. de. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações In; XIV encontro Nacional de ensino de química, Anais..., Curitiba, UFPR, julho de 2008.
CHASSOT, A. Catalisando as transformações na Educação, Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.
FABRI, P. H.; GIACOMINI, R. A. Estudo da motivação do aluno no processo de ensino. Química Nova na Escola. v. 40, n. 3, p. 196-208, 2018.
FERNANDES, A. P. S. et al. Modelos moleculares para o ensino de química utilizando materiais alternativos: serragem e biscuit. In: congresso de pesquisa e inovação da rede norte e nordeste de educação tecnológica, 2011. Disponívelem:http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/pesquisa/editora/livrospara-download/vi-connepi-ciencias-exatas-e-da-terra/view. Acesso em: 20 jul. 2022.
FERREIRA, P. F. M. e JUSTI, R. S. Modelagem e o “Fazer Ciência”. Revista Química Nova na Escola, v. n. 28, p. 32-36, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, V. M. R. .; SOUZA, K. dos S. de . Strategies for remote Chemistry teaching: A systematic review of the literature. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e444911932091, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.32091. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32091. Acesso em: 28 jun. 2023.
MIGLIATO FILHO, J. R. Utilização de modelos moleculares no ensino de estequiometria para alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Química). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
OLIVEIRA, L. A.; MORTIMER, E. F. Percepções de Professores de Química do Ensino Superior Sobre o uso de Modelos Moleculares em Seus Percursos Profissionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e38016-29, 2022.
PASSONI, L. C; VEGA, M. R. G; GIACOMINI, R; BARRETO, A. M. B; SOARES, J. S. C; CRESPO, L. C; NEY, M. R. G. Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 201-209, nov. 2012.
PUCHOLOBEK, G.; POSSEBON, R. C. V.; FARIAS, A. J. Modelagem no Ensino de Química e Perspectivas dentro do Estágio Supervisionado. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), Anais..., Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016.
SILVA, T. S.; SOUZA, J. J. N.; FILHO, J. R. C. Construção de modelos moleculares com material alternativo e sua aplicação em aulas de química. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12, n. 2, p. 104-117, 2017.
SOUSA, A. A. F. et al. Ensino de química: modelos moleculares a partir de material alternativo e recicláveis para o ensino de química nas escolas rurais do município de ZÉ DOCA-MA. In: Reunião Anual da SBPC, 64. 2012, São Luís. Anais eletrônicos. São Luís: UFMA, 2012. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/3201.htm. Acesso em: 20 jul. 2022.
SOUSA, J. A. de; IBIAPINA, B. R. S. . CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Revista Ifes Ciência , [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01-14, 2023. DOI: 10.36524/ric.v9i1.1510. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1510. Acesso em: 28 jun. 2023.
TASKIN, V.; BERNHOLT, S. Students’ understanding of chemical formulae: a review of empirical research. International Journal of Science Education, Philadelphia, v. 36, n. 1, p. 157-185, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Aldo Rodrigues Marinho, Whasgthon Aguiar Almeida, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.