Crianças do futuro, um olhar para o passado
um relato de experiência no Centro Social Reconstruir a Vida
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42370Palabras clave:
Educação não formal; Autogestão; Cultura; Patrimônio histórico; Estágio SupervisionadoResumen
Este trabalho apresenta as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, realizado no Centro Social Reconstruir a Vida, no município de São Mateus – ES. O objetivo do trabalho desenvolvido era de fazer um resgate histórico cultural, junto das crianças acolhidas pelo Centro Social, para que assim, trabalhássemos a valorização do espaço que se compreende como Sítio Histórico de São Mateus – ES, localizado no bairro Porto. Para tal finalidade, utilizamos como suporte teórico Gohn (2010), que sustentou nossa pesquisa no que diz respeito a educação em ambiente não formal, Freire (2014), para trabalhar a relação dos temas geradores relacionando as necessidades do grupo, e para essa noção de construção coletiva e autogestão, trouxemos Gallo (1997), dentre outros autores que tratam sobre Cultura, Patrimônio, e que fizeram trabalhos a cerca do local onde se deu este projeto.
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Editora Paz e Terra, 2014.
GALLO, Silvio. Pedagogia libertária: princípios político-filosóficos. PEY, Maria Oly (org). Educação Libertária: textos de um seminário. Rio de Janeiro: Achiamé, 1997.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é patrimônio histórico. Brasiliense, 2017.
MARQUES, Adilson Bulado. Ensino de história local e patrimônio: o caso do sítio histórico porto de São Mateus. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica), UFES.
MARQUES, Adilson Bulado. Ensino de história local e patrimônio: o caso do sítio histórico porto de São Mateus. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica), UFES.
NOSELLA, Paolo; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 25-33, mai./ago. 2012.
PONCE, Aníbal, 1898-1938 Educação e Luta de Classes / Aníbal Ponce, tradução de José Severo de Camargo Pereira. - 18. ed.- São Paulo: Cortez, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Felipe Tavares Caetano, Ailton Pereira Morila
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.