Superando desafios educacionais e pessoais

um relato de experiência da atuação do programa residência pedagógica no contexto pandêmico e gestacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.43073

Palabras clave:

Residência Pedagógica; Química; Pandemia

Resumen

O presente trabalho visa relatar a experiência de uma aluna do Programa Residência Pedagógica (PRP), inserida na Licenciatura em Química, durante um dos momentos mais desafiadores enfrentados pela educação contemporânea: a pandemia do Covid-19. O interesse em descrever os desafios, medos e angústias vivenciados pela acadêmica se deve ao contexto caótico imposto pela pandemia, somado ao fato de estar grávida, oferecendo uma perspectiva de superação de limites. A pandemia teve seu início em dezembro de 2019, na China, e foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia global em fevereiro de 2020. Isso levou ao fechamento de fronteiras, suspensão de atividades comerciais, lazer, escolas e universidades. O isolamento social tornou-se a estratégia primordial para conter a propagação do vírus, causando um período inesperado e prolongado de alterações significativas no modo de vida, que se estendeu até 2023, com a disseminação das vacinas e a redução da transmissão do vírus. Por fim, a experiência obtida durante este processo tem contribuído para que a aluna pudesse, não só compreender o contexto da educação e ensino, por meio do ingresso no Programa Residência Pedagógica, mas também constatar a sua enorme força em superar limites e barreiras, pois, durante o processo pandêmico gerou-se em quase toda a população um sentimento de medo e angustia que foram superados aos poucos, com o avanço da ciência e no caso do relato acompanhado a acadêmica também passou por um processo de gravidez, que por si só, já gera muita insegurança em grande parte das mulheres.

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Biografía del autor/a

Paula Raquel da Rocha Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas 

Citas

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Publicado

27-06-2024

Número

Sección

Relatos de experiência