Multissemioses em charge e tira
uma análise dos significados composicionais
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.44596Palabras clave:
multimodalidade; metafunção composicional; charge; tira.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a manifestação do significado composicional em charge e tira de temática ambiental. Esta análise segue os desdobramentos da Semiótica Social: a abordagem multimodal (Kress; van Leeuwen, 2001) e a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006, 2021). A pesquisa é de caráter descritivo-analítico de natureza qualitativa. Para a análise, que ocorreu por meio das categorias fundamentais da metafunção composicional: valor da informação, enquadramento (framing) e saliência, selecionamos uma charge intitulada “Oferendas”, de Carlos Iotti, e uma tira intitulada “Problemas ambientais”, de Carlos Ruas. A charge e a tira representam a realidade social do meio ambiente, cujas publicações em ambientes virtuais como o Blog, por exemplo, são realizações materiais desses discursos que denunciam e apontam os problemas ambientais que afetam o Brasil. Esses discursos constroem-se de modo composicional pelo uso das linguagens verbal e não verbal, mas a construção do discurso se faz, principalmente, nesses textos, pelo discurso multissemiótico visual.
Descargas
Citas
DIAS, Renildes. Entrevista. [Entrevista cedida a] Záira Bomfante dos Santos. Revista Polifonia. Cuiabá-MT. v. 25, n. 37.1, p. 160-170, jan-abr, 2018. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/profs/reinildes/entrevista-RD.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.
DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
DIONISIO, Ângela Paiva.; VASCONCELOS, Leila Janot. Multimodalidade, Gênero textual e Leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
FLICK, Uwe. Designing qualitative research. Los Angeles: Sage, 2007.
GUALBERTO, Clarice Lage. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Faculdade de Letras, 2016.
GUALBERTO, Clarice Lage. Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social (Org.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
GUALBERTO, Clarice Lage.; SANTOS, Záira Bomfante. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. D.E.L.T.A. São Paulo, vol. 35, n. 2, p. 1-30, Aug 12, 2019. Disponível em: http://200.144.145.24/delta/article/view/45274/29955. Acesso em: 22 fev. 2024.
GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
GUALBERTO, Clarice Lage.; BRITO, Regina.; PIMENTA, Sônia. Semiótica Social, Multimodalidade e Youtube: um estudo de caso sobre projeções de identidade. Revista Texto Integral, v. 2, n. 2, [S.l], 2021, p. 7-41.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
JEWITT, Carey.; BEZEMER, Jeff.; O’HALLORAN, Kay. Introducing multimodality. New York: Routledge, 2016.
KRESS, Gunther Rolf. Multimodality. In: COPE, Bill.; KALANTZIS, Mary. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. p. 182-202.
KRESS, Gunther Rolf. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther Rolf. What is mode. In: JEWITT, Carey. The Routledge handbook of multimodal analysis. 2 nd edition. New York: Routledge, 2014. p. 60-75.
KRESS, Gunther Rolf. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review v.28, John Benjamins Publishing Company, p. 49-71, 2015.
KRESS, Gunther Rolf.; VAN LEEUWEN, Theodore. Reading images: the Grammar of Visual Design. 3rd ed. New York: Routledge, [1996; 2006] 2021.
KRESS, Gunther Rolf; VAN LEEUWEN, Theodore. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1. ed. São Paulo: Parábola: 2018.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade e leitura: como ver e desver texto. In: ÂNGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. Leitura e ensino de língua. Pedro & João Editores, 2022, p. 273-300.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A representação e a interação verbal e visual: uma análise de capas e reportagens de revistas na perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. 2013. 257 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013. Faculdade de Letras, 2013.
SANTOS, Záira Bomfante dos; PIMENTA, Sônia Maria Oliveira. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de sentidos. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v.12, n. 2, p. 295-324, 2014.
SANTOS; Záira Bomfante dos; GUALBERTO; Clarice Lage. Semiótica Social e o legado de Gunther Kress: breve retrato histórico. In: SANTOS; Zaíra Bomfante dos; GUALBERTO, Clarice Lage (Org.). Semiótica Social e Multimodalidade: Um tributo a Gunther Kress. Vitória, ES: Edufes, 2023.
SILVEIRA, Deise Mônica Medina. Audiodescrição de Charges e Cartuns no Livro Didático Digital: uma proposta de parâmetros à luz da Gramática do Design Visual. 257 f. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
SOUZA. Diones Bezerra de. Multimodalidade em charges: uma abordagem semiótico-discursiva. 144p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato-CE, 2024.
TIBURTINO, Vanessa. A multimodalidade no livro didático de língua inglesa: diálogo entre a paisagem semiótica dos textos e as orientações direcionadas ao professor e ao aluno. 2022. 365p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Faculdade de Letras, 2022.
UNSWORTH Len. Comparing School Science Explanations in Books and Computer-Based Formats: The Role of Images, Image/Text Relations and Hyperlinks. International Journal of Instructional Media. [Sl], v.31, n.3, pp. 283-301, 2004. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/63316/ Acesso em 4 dez. 2023.
VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. 170p.
VAN LEEUWEN, Theodore. Introducing social semiotics. London e New York: Routledge, 2005.
VAN LEEUWEN, Theodore. The language of colour: an introduction. First published by Routledge. USA and Canada, 2011.
VAN LEEUWEN, Theodore. Colour: code, mode, modality – the case of film and video. In: JEWITT, Carey. The Routledge handbook of multimodal analysis. 2nd edition. New York: Routledge, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diones Bezerra de Souza, Maria Margarete Fernandes de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.