Explorando a importância da linguagem no processo de aprendizagem:
perspectivas de Paulo Freire e Lev Semenovich Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.44673Palabras clave:
Linguagem; aprendizagem; processo social.Resumen
Paulo Freire e Lev Vygotsky são destacados teóricos da educação cujas abordagens convergem na ideia de que a aprendizagem é um processo social influenciado pelo contexto histórico e cultural. Embora suas abordagens sejam distintas, ambos compartilham a visão de que a aprendizagem é um processo social e que o contexto social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Ambos ressaltam o papel crucial da linguagem no processo de aprendizagem e na transformação da sociedade. Uma das funções da linguagem é estabelecer conexão entre o autor e o leitor, dando significado ao que foi escrito e está sendo lido, possibilitando o leitor imaginar-se no contexto abordado pelo autor, facilitando ainda mais a compreensão pelo leitor. Este artigo explora através, de uma releitura, a contribuição de Freire e Vygotsky para a compreensão da relação entre linguagem e aprendizado, destacando sua relevância na prática educacional e na produção. Baseando-se em Paulo Freire e Vygotsky, podemos dizer que uma das funções da linguagem é estabelecer conexão entre o autor e o leitor, dando significado ao que foi escrito e está sendo lido, possibilitando o leitor imaginar-se no contexto abordado pelo autor, facilitando ainda mais a compreensão pelo leitor.
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