Inovação no Ensino de Ciências
A Rotação por Estações na Educação Astronômica
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.46772Palabras clave:
Metodologias Ativas; Rotação por Estações; Ensino de Ciências; Astronomia.Resumen
Este artigo apresenta um relato de experiência, desenvolvido na disciplina de Ciências, com 15 alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino no município de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo. Seu objetivo visa analisar as contribuições da metodologia “Rotação por Estações” no ensino de Astronomia, integrando recursos tecnológicos à temática da Copa do Mundo. Os resultados foram analisados com base nas observações do professor ao longo do processo educativo e a partir dos relatórios de atividades preenchidos pelos estudantes. Conclui-se a eficácia da metodologia apresentada, frente à participação e envolvimento de todos, estimulando a cooperação, o estímulo à leitura, a argumentação e a oportunidade de uma aprendizagem dinâmica. Nesse sentido, espera-se que, a partir deste trabalho, seja possível ensinar e aprender Ciências de forma alternativa, oportunizando aos estudantes a serem protagonistas na construção do seu conhecimento, ao passo que os professores atuem como mediadores desse processo educativo por meio da utilização de métodos ativos e de uma aprendizagem personalizada e colaborativa.
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