CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO
Dossiê Temático: Semiótica e Multimodalidade: Tecnologia e Ensino
Período de submissão: 10.11.2023 a 30.03.2024
Este dossiê busca agregar trabalhos que discutam as contribuições da Semiótica e Multimodalidade com ênfase em pensar as questões ligadas ao ensino, à comunicação, à formação de professores, às tecnologias digitais e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, técnica e superior, com vistas a possibilitar a difusão de pesquisas da área da linguagem. A multimodalidade como meio de construção de sentidos tem se tornado proeminente, subjugando, nesta era digital e globalizada, a noção segundo a qual o modo verbal seria o mais completo e capaz de lidar com todos os significados racionais humanos. Logo, a abordagem sociossemiótica multimodal, seja do ponto de vista da pesquisa e do ensino ou relativa às interações sociais pela linguagem, quebra a hierarquia entre os modos semióticos, para permitir uma abordagem mais integral dos fenômenos linguageiros. Assim, convidamos pesquisadores e educadores a compartilharem suas ideias e/ou resultados de suas pesquisas, em formato de artigo, nos quais sejam apresentadas reflexões e contribuições para área.
Organizadores
Záira Bomfante dos Santos - UFES
Clarice Lage Gualberto - UFMG
Francis Arthuso Paiva - COLTEC/PROFLETRAS UFMG
Vanessa Tiburtino - IFES CAMPUS NOVA VENÉCIA
Jurandir Cardoso dos Santos Junior - SEDU/ES