PIBID Química na escola: reflexões sobre a formação docente na tripla articulação entre coordenação de área, supervisores e licenciandos

Auteurs

  • Lílian Souza Conceição Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rodrigo da Luz Universidade Federal da Bahia
  • Gil Luciano Guedes dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32574

Résumé

Resumo. Este relato apresenta como objetivo principal discutir sobre o processo de formação docente dos participantes do PIBID, subprojeto Química, do Curso de Licenciatura em Química da UFRB. As ações realizadas durante o programa foram relatadas do ponto de vista dos supervisores e do coordenador de área. As múltiplas relações existentes entre a coordenação de área, a supervisão, os alunos bolsistas de iniciação à docência, os alunos do Ensino Médio e a unidade escolar são mostradas e discutidas. As intervenções realizadas, as reuniões específicas e gerais, as estratégias pedagógicas não-convencionais foram detalhadas pelos supervisores e pelo coordenador. Essa estratégias não-convencionais de ensino utilizando ludicidade ou jogos, por exemplo, motivaram e facilitaram a compreensão dos conteúdos de Química. A realização das reuniões e o planejamento das atividades foram importantes para a fluidez das ações do programa. A participação no PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar. As atividades desenvolvidas evidenciaram a estreita relação que existe entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica. Além disso, as ações que foram desenvolvidas promoveram significativas mudanças na realidade da escola pública no que concerne ao ensino de Química, visto que o ingresso de alunos nos cursos de Licenciatura em Química oriundos das escolas de Ensino Básico tem crescido nos últimos anos. A participação no PIBID tem motivado os alunos do curso de Licenciatura em Química a permanecerem na área de educação como futuros professores. Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro para a realização deste trabalho.

Palavras-chaves: PIBID. Ensino de Química. Formação Docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo da Luz, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Professor de Biologia da rede estadual de Amargosa/BA

Gil Luciano Guedes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Ciências (habilitação em Química) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco/RJ, Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB e Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB e desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Química Analítica, Química Ambiental e Ensino de Química.

Téléchargements

Publiée

18-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência