PIBID Química na escola: reflexões sobre a formação docente na tripla articulação entre coordenação de área, supervisores e licenciandos

Autores

  • Lílian Souza Conceição Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rodrigo da Luz Universidade Federal da Bahia
  • Gil Luciano Guedes dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32574

Resumo

Resumo. Este relato apresenta como objetivo principal discutir sobre o processo de formação docente dos participantes do PIBID, subprojeto Química, do Curso de Licenciatura em Química da UFRB. As ações realizadas durante o programa foram relatadas do ponto de vista dos supervisores e do coordenador de área. As múltiplas relações existentes entre a coordenação de área, a supervisão, os alunos bolsistas de iniciação à docência, os alunos do Ensino Médio e a unidade escolar são mostradas e discutidas. As intervenções realizadas, as reuniões específicas e gerais, as estratégias pedagógicas não-convencionais foram detalhadas pelos supervisores e pelo coordenador. Essa estratégias não-convencionais de ensino utilizando ludicidade ou jogos, por exemplo, motivaram e facilitaram a compreensão dos conteúdos de Química. A realização das reuniões e o planejamento das atividades foram importantes para a fluidez das ações do programa. A participação no PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar. As atividades desenvolvidas evidenciaram a estreita relação que existe entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica. Além disso, as ações que foram desenvolvidas promoveram significativas mudanças na realidade da escola pública no que concerne ao ensino de Química, visto que o ingresso de alunos nos cursos de Licenciatura em Química oriundos das escolas de Ensino Básico tem crescido nos últimos anos. A participação no PIBID tem motivado os alunos do curso de Licenciatura em Química a permanecerem na área de educação como futuros professores. Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro para a realização deste trabalho.

Palavras-chaves: PIBID. Ensino de Química. Formação Docente.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Luz, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Professor de Biologia da rede estadual de Amargosa/BA

Gil Luciano Guedes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Ciências (habilitação em Química) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco/RJ, Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB e Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB e desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Química Analítica, Química Ambiental e Ensino de Química.

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência