Hortas escolares

como professores e alunos gostariam de inseri-las no processo de ensino-aprendizagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.34026

Mots-clés :

Ciências Naturais, Educação ambiental, Hortaliças, Práticas pedagógicas

Résumé

A presença de hortas no ambiente escolar é uma estratégia viável para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Por meio destas é possível desenvolver ações voltadas para a produção de alimentos, educação ambiental, alimentação saudável e até explorar temas como a reciclagem e a realização de cultivos orgânicos, trabalhando a interdisciplinaridade de temas. Com o intuito de analisar como professores e alunos gostaria de inseri-las no contexto educacional, realizou-se a presente pesquisa em duas escolas de ensino fundamental de um município do interior do Ceará, contemplando para isto seis professores e 90 alunos. Com os resultados obtidos foi possível compreender que o trabalho com hortas nas escolas é uma opção de grande aceitação por professores e alunos, apresentando diversas possibilidades de utilização e, tornando práticas, atividades que por vezes ficam restritas apenas a teoria, o que faz seus inúmeros benefícios se estender para toda a comunidade escolar e também para as famílias dos estudantes. Assim, conclui-se que ter uma horta na escola é uma oportunidade diferenciada para a construção do conhecimento, refletindo diretamente na formação pessoal de seus envolvidos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

É professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) / Universidade Estadual do Ceará. Engenheira Agrônoma (2013), Mestre (2016) e Doutora (2020) em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  

Références

AMARAL, C. M. C. Educação alimentar. FMPB, 2008. Disponível em: www.fmpb.org.br/mostraconteudos.asp?cod_conteudo>. Acesso em: 18 jun. 2020.

AMARAL, A. Q.; JUNIOR, E. J. H.; SADRAQUE, C.; MIGUEL, K.; LARA, J. G. A implantação de horta orgânica como instrumento para a formação de alunos participativos. Seminário Internacional “Experiências de Agenda”, 2009. Disponível em: <http://www.eventos.uepg.br/seminariointernacional/agenda21parana/trabalho _cientifico/TrabalhoCientifico001.pdf>. Acesso em: 20 Jan. 2020.

BORGUES, F. S. P. Entre hortas e educações - Qual a contribuição educativa da horta escolar? Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Faculdade de Pedagogia, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. p. 47. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/565/1/TCC_EntreHortaEducacoes.pdf. Acesso em: 14 Fev. 2020.

BRASIL. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: 1998. BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Presidência da República Casa Civil.

_______. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Lei n° 11.947 de 16 de junho de 2009. Presidência da República Casa Civil.

_______. Conselho Nacional de Saúde. Lei n° 510 de 07 de abril de 2016. Presidência da República Casa Civil.

COELHO, D. E. P.; BÓGUS, C. M. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 3, p. 761-770, 2016.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.

CUNHA, E; SOUSA, A. A; MACHADO, N. M. V. A alimentação orgânica e as ações educativas na escola: diagnóstico para a educação em saúde e nutrição. Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 39-49, 2010.

FERREIRA, S. C. M.; CARDOSO, W. C. Horta escolar: um laboratório vivo. Universidade Federal do Piauí, 2005.

FREITAS, H. R; GERVÁSIO, R. C. R. G; MARINHO, C. M; FONSECA, A. S. S; QUIRINOS, A. K. R; XAVIER, K. M. M. S; NASCIMENTO, P. V. P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros -Petrolina/PE. Revista de Extensão Univasf. Volume 1, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5a ed. São Paulo, Atlas, São Paulo, 2010.

LIMA, P. T.; DIAS, N.; ROSALEN, M. S. Trabalho por projeto: Utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem em ciências. Cadernos de Educação, v.16, n. 32, p.107-121, 2017.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8a ed. São Paulo, Atlas, 2015.

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis. Revista Eletrônica de Extensão, v. 5, n. 6, p. 1-10, 2008.

PIMENTA, J. C.; RODRIGUES, K.S. M. Projeto horta escola: ações de educação ambiental na escola centro promocional todos os santos de Goiânia (GO). Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, v. 2, p. 8-9, 2011.

SANTOS, M. J. D.; AZEVEDO, T. A. O.; FREIRI, J. L. O.; ARNAUD, D. K. L.; REIS, F. L. A. M. Horta Escolar Agroecológica: Incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no Ensino Fundamental. Holos, v. 4, n. 30, p. 278-290, 2014.

SASSI, J.S. Educação do campo e ensino de ciências: a horta escolar interligando saberes. Dissertação. Programa de pós-graduação em Educação e Ciência: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. p. 154. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/handle/1/4996>. Acesso em: 15 Abr. 2020.

SCHNEIDER, E. M; FUJII, R. A. X; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.

Téléchargements

Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Artigos