Hortas escolares
como professores e alunos gostariam de inseri-las no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.34026Palavras-chave:
Ciências Naturais, Educação ambiental, Hortaliças, Práticas pedagógicasResumo
A presença de hortas no ambiente escolar é uma estratégia viável para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Por meio destas é possível desenvolver ações voltadas para a produção de alimentos, educação ambiental, alimentação saudável e até explorar temas como a reciclagem e a realização de cultivos orgânicos, trabalhando a interdisciplinaridade de temas. Com o intuito de analisar como professores e alunos gostaria de inseri-las no contexto educacional, realizou-se a presente pesquisa em duas escolas de ensino fundamental de um município do interior do Ceará, contemplando para isto seis professores e 90 alunos. Com os resultados obtidos foi possível compreender que o trabalho com hortas nas escolas é uma opção de grande aceitação por professores e alunos, apresentando diversas possibilidades de utilização e, tornando práticas, atividades que por vezes ficam restritas apenas a teoria, o que faz seus inúmeros benefícios se estender para toda a comunidade escolar e também para as famílias dos estudantes. Assim, conclui-se que ter uma horta na escola é uma oportunidade diferenciada para a construção do conhecimento, refletindo diretamente na formação pessoal de seus envolvidos.
Downloads
Referências
AMARAL, C. M. C. Educação alimentar. FMPB, 2008. Disponível em: www.fmpb.org.br/mostraconteudos.asp?cod_conteudo>. Acesso em: 18 jun. 2020.
AMARAL, A. Q.; JUNIOR, E. J. H.; SADRAQUE, C.; MIGUEL, K.; LARA, J. G. A implantação de horta orgânica como instrumento para a formação de alunos participativos. Seminário Internacional “Experiências de Agenda”, 2009. Disponível em: <http://www.eventos.uepg.br/seminariointernacional/agenda21parana/trabalho _cientifico/TrabalhoCientifico001.pdf>. Acesso em: 20 Jan. 2020.
BORGUES, F. S. P. Entre hortas e educações - Qual a contribuição educativa da horta escolar? Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Faculdade de Pedagogia, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. p. 47. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/565/1/TCC_EntreHortaEducacoes.pdf. Acesso em: 14 Fev. 2020.
BRASIL. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: 1998. BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Presidência da República Casa Civil.
_______. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Lei n° 11.947 de 16 de junho de 2009. Presidência da República Casa Civil.
_______. Conselho Nacional de Saúde. Lei n° 510 de 07 de abril de 2016. Presidência da República Casa Civil.
COELHO, D. E. P.; BÓGUS, C. M. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 3, p. 761-770, 2016.
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.
CUNHA, E; SOUSA, A. A; MACHADO, N. M. V. A alimentação orgânica e as ações educativas na escola: diagnóstico para a educação em saúde e nutrição. Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 39-49, 2010.
FERREIRA, S. C. M.; CARDOSO, W. C. Horta escolar: um laboratório vivo. Universidade Federal do Piauí, 2005.
FREITAS, H. R; GERVÁSIO, R. C. R. G; MARINHO, C. M; FONSECA, A. S. S; QUIRINOS, A. K. R; XAVIER, K. M. M. S; NASCIMENTO, P. V. P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros -Petrolina/PE. Revista de Extensão Univasf. Volume 1, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5a ed. São Paulo, Atlas, São Paulo, 2010.
LIMA, P. T.; DIAS, N.; ROSALEN, M. S. Trabalho por projeto: Utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem em ciências. Cadernos de Educação, v.16, n. 32, p.107-121, 2017.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8a ed. São Paulo, Atlas, 2015.
MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis. Revista Eletrônica de Extensão, v. 5, n. 6, p. 1-10, 2008.
PIMENTA, J. C.; RODRIGUES, K.S. M. Projeto horta escola: ações de educação ambiental na escola centro promocional todos os santos de Goiânia (GO). Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, v. 2, p. 8-9, 2011.
SANTOS, M. J. D.; AZEVEDO, T. A. O.; FREIRI, J. L. O.; ARNAUD, D. K. L.; REIS, F. L. A. M. Horta Escolar Agroecológica: Incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no Ensino Fundamental. Holos, v. 4, n. 30, p. 278-290, 2014.
SASSI, J.S. Educação do campo e ensino de ciências: a horta escolar interligando saberes. Dissertação. Programa de pós-graduação em Educação e Ciência: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. p. 154. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/handle/1/4996>. Acesso em: 15 Abr. 2020.
SCHNEIDER, E. M; FUJII, R. A. X; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.