Hortas escolares

como professores e alunos gostariam de inseri-las no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.34026

Palavras-chave:

Ciências Naturais, Educação ambiental, Hortaliças, Práticas pedagógicas

Resumo

A presença de hortas no ambiente escolar é uma estratégia viável para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Por meio destas é possível desenvolver ações voltadas para a produção de alimentos, educação ambiental, alimentação saudável e até explorar temas como a reciclagem e a realização de cultivos orgânicos, trabalhando a interdisciplinaridade de temas. Com o intuito de analisar como professores e alunos gostaria de inseri-las no contexto educacional, realizou-se a presente pesquisa em duas escolas de ensino fundamental de um município do interior do Ceará, contemplando para isto seis professores e 90 alunos. Com os resultados obtidos foi possível compreender que o trabalho com hortas nas escolas é uma opção de grande aceitação por professores e alunos, apresentando diversas possibilidades de utilização e, tornando práticas, atividades que por vezes ficam restritas apenas a teoria, o que faz seus inúmeros benefícios se estender para toda a comunidade escolar e também para as famílias dos estudantes. Assim, conclui-se que ter uma horta na escola é uma oportunidade diferenciada para a construção do conhecimento, refletindo diretamente na formação pessoal de seus envolvidos.

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Biografia do Autor

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

É professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) / Universidade Estadual do Ceará. Engenheira Agrônoma (2013), Mestre (2016) e Doutora (2020) em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  

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Publicado

30-06-2022

Edição

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Artigos