Residência Pedagógica em tempo de pandemia do COVID-19: relato de experiência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35583

Mots-clés :

ensino de química, ensino remoto, prática docente, Covid-19

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência adquirida por graduandos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM participantes do Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, durante o período de observação e ambientação em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Manaus, nas três séries do Ensino Médio. O estudo é exploratório, cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa e tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos durante o período de ensino remoto e híbrido, como a quantidade de exercícios e a elevada carga horária dos professores. Espera-se que esse relato possa contribuir para experiência e melhoria na prática docente dos futuros professores de Químcia e para as pesquisas relacionadas com o ensino remoto/híbrido durante a pandemia do COVID-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Douglas Dário Miranda Rabelo, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Felipe de Sá Machado, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Jardson dos Santos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionados ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais. 

Références

ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S.L.], v. 12, n. 28, p. 1-18, 18 ago. 2020. Universidade Federal de Alagoas. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18.

ALVES, F. M.; CORTEZ, I. C.; CORTEZ, J. D. S. Experiências do estágio supervisionado vivenciado no curso de ciências biológicas como ferramenta na construção do conhecimento docente.. Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, v. 5, p. 113-128, 2017.

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-15, jan. 2020.

CAPES. Fundação CAPES. Educação Básica, 2018. Disponivel em: <https://uab.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 24 Janeiro 2020.

FIOCRUZ. Portal Fiocruz. COVID-19, 2020. Disponivel em: <https://bit.ly/2OdbT58>. Acesso em: 24 jan. 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Plano de retorno as atividades presenciais: ações pedagógicas de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da covid-19. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manaus, p. 38-41. 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manaus, p. 38-41. 2020.

IMBERNÒN, F. Qualidade no ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. (trad. Silvana Cobucci Leite) – São Paulo: Cortez, 2016.

KANG, C.; ALBA, D.; SATARIANO, A. Surging Traffic Is Slowing Down Our Internet. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/26/business/coronavirus-internet-traffic-speed.html Acesso em: 04 mar. 2021.

MINAYO, M. C. S. Teoria, Método e Criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

NOGUEIRA, A. R. C. A resiliência e o stresse na prática docente. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, 2018.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S.L.], n. 34, p. 351-364, 3 jun. 2020. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.

OLIVEIRA, M. B. de et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid - 19. Brazilian Journal Of Development, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 918-932, 05 jan. 2021.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, 2020. Disponivel em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19 >. Acesso em: 24 jan. 2021.

SOSA, E. S. O.; VON EUW, F.; FIGUEROA, A. P. ENSEÑAR EN TIEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS EN LOS ESPACIOS DE MATEMÁTICA Y SU DIDÁCTICA I, EDUCACIÓN FÍSICA Y RESIDENCIA PEDAGÓGICA. Revista interdisciplinaria de Formación Docente, [s. l], p. 92-208, 18 nov. 2020.

Téléchargements

Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência