Residência Pedagógica em tempo de pandemia do COVID-19: relato de experiência
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35583Mots-clés :
ensino de química, ensino remoto, prática docente, Covid-19Résumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência adquirida por graduandos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM participantes do Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, durante o período de observação e ambientação em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Manaus, nas três séries do Ensino Médio. O estudo é exploratório, cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa e tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos durante o período de ensino remoto e híbrido, como a quantidade de exercícios e a elevada carga horária dos professores. Espera-se que esse relato possa contribuir para experiência e melhoria na prática docente dos futuros professores de Químcia e para as pesquisas relacionadas com o ensino remoto/híbrido durante a pandemia do COVID-19.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S.L.], v. 12, n. 28, p. 1-18, 18 ago. 2020. Universidade Federal de Alagoas. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18.
ALVES, F. M.; CORTEZ, I. C.; CORTEZ, J. D. S. Experiências do estágio supervisionado vivenciado no curso de ciências biológicas como ferramenta na construção do conhecimento docente.. Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, v. 5, p. 113-128, 2017.
BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-15, jan. 2020.
CAPES. Fundação CAPES. Educação Básica, 2018. Disponivel em: <https://uab.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 24 Janeiro 2020.
FIOCRUZ. Portal Fiocruz. COVID-19, 2020. Disponivel em: <https://bit.ly/2OdbT58>. Acesso em: 24 jan. 2021.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Plano de retorno as atividades presenciais: ações pedagógicas de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da covid-19. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manaus, p. 38-41. 2020.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Manaus, p. 38-41. 2020.
IMBERNÒN, F. Qualidade no ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. (trad. Silvana Cobucci Leite) – São Paulo: Cortez, 2016.
KANG, C.; ALBA, D.; SATARIANO, A. Surging Traffic Is Slowing Down Our Internet. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/26/business/coronavirus-internet-traffic-speed.html Acesso em: 04 mar. 2021.
MINAYO, M. C. S. Teoria, Método e Criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NOGUEIRA, A. R. C. A resiliência e o stresse na prática docente. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, 2018.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S.L.], n. 34, p. 351-364, 3 jun. 2020. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
OLIVEIRA, M. B. de et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid - 19. Brazilian Journal Of Development, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 918-932, 05 jan. 2021.
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, 2020. Disponivel em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19 >. Acesso em: 24 jan. 2021.
SOSA, E. S. O.; VON EUW, F.; FIGUEROA, A. P. ENSEÑAR EN TIEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS EN LOS ESPACIOS DE MATEMÁTICA Y SU DIDÁCTICA I, EDUCACIÓN FÍSICA Y RESIDENCIA PEDAGÓGICA. Revista interdisciplinaria de Formación Docente, [s. l], p. 92-208, 18 nov. 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.