Residência Pedagógica em tempo de pandemia do COVID-19: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35583

Palavras-chave:

ensino de química, ensino remoto, prática docente, Covid-19

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência adquirida por graduandos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM participantes do Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, durante o período de observação e ambientação em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Manaus, nas três séries do Ensino Médio. O estudo é exploratório, cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa e tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos durante o período de ensino remoto e híbrido, como a quantidade de exercícios e a elevada carga horária dos professores. Espera-se que esse relato possa contribuir para experiência e melhoria na prática docente dos futuros professores de Químcia e para as pesquisas relacionadas com o ensino remoto/híbrido durante a pandemia do COVID-19.

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Biografia do Autor

Douglas Dário Miranda Rabelo, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Felipe de Sá Machado, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Jardson dos Santos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Graduando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionados ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais. 

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência