Formação docente em Artes

utopias e distopias no Sul e Extremo Sul da Bahia

Auteurs

  • Clarissa Santos Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gessé Almeida Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Tássio Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36153

Résumé

O presente trabalho discute a formação de professoras/es de Artes tendo como ponto central de investigação a experiência de ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Parte-se de uma análise de dados coletados junto ao Observatório do Plano da Nacional da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e outras bases, a partir dos quais observa-se as disparidades entre a formação e a área de atuação de docentes de Artes no Brasil e na Bahia. Reflete-se acerca dos desafios em torno da ampliação do acesso a habilitação específica neste campo do conhecimento, com foco nas ações, cursos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFSB. Entre utopias e distopias inerentes ao debate político sobre os campos das Artes e do contexto educacional, traça-se um panorama sobre a formação docente em Artes no contexto do Sul e Extremo Sul da Bahia. Este trabalho pretende ser uma contribuição ao campo das Pedagogias das Artes, lançando perspectivas de mobilização em um contexto periférico e de enorme carência de ações nesta área.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clarissa Santos Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Desenvolve pesquisas nas áreas de Artes Visuais, Formação de Professores e Ensino de Arte. Possui Mestrado em Artes Visuais (Udesc), Especialização em Artes Híbridas (UTFPR), Bacharelado em Arte e Mídia (UFCG) e Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano). Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro), atuando como coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias (CSC/Porto Seguro).

Gessé Almeida Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor, ator e pesquisador. Doutor e mestre em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA); graduação em Licenciatura em Teatro (UFBA). Investiga os contextos formativos, bem como o acesso à formação inicial e continuada de professores/as de Teatro da educação básica pública. É professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (CPF/Teixeira de Freitas).

Tássio Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Multiartista da cena. Desenvolve pesquisas acerca da Lei 10.639/03, Pedagogias Negrodiaspóricas para formação docente em Artes, Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, Performance Negra e o Candomblé Congo-Angola como estratégia de ensino das Artes Cênicas. É Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, Pós-graduação em Arte na Educação pela FAAC, Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro/UFBA. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro), Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC).

Téléchargements

Publiée

19-11-2021