Formação docente em Artes
utopias e distopias no Sul e Extremo Sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36153Resumo
O presente trabalho discute a formação de professoras/es de Artes tendo como ponto central de investigação a experiência de ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Parte-se de uma análise de dados coletados junto ao Observatório do Plano da Nacional da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e outras bases, a partir dos quais observa-se as disparidades entre a formação e a área de atuação de docentes de Artes no Brasil e na Bahia. Reflete-se acerca dos desafios em torno da ampliação do acesso a habilitação específica neste campo do conhecimento, com foco nas ações, cursos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFSB. Entre utopias e distopias inerentes ao debate político sobre os campos das Artes e do contexto educacional, traça-se um panorama sobre a formação docente em Artes no contexto do Sul e Extremo Sul da Bahia. Este trabalho pretende ser uma contribuição ao campo das Pedagogias das Artes, lançando perspectivas de mobilização em um contexto periférico e de enorme carência de ações nesta área.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.