Concepções de alunos participantes em atividades de divulgação científica sobre o ciclo de vida das estrelas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.36596

Mots-clés :

astrofísica; ensino de astronomia; aprendizagem; divulgação da ciência.

Résumé

Este artigo objetiva examinar as concepções de estudantes presentes em atividades de divulgação científica sobre Astrofísica Estelar. Essas ações foram realizadas em 2018 junto a alunos de ensino médio e do ensino fundamental de diferentes escolas públicas localizadas em municípios do litoral norte do estado de São Paulo, tendo como ponto de partida o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A sistematização dos dados obtidos a partir das respostas dadas pelos alunos de duas dessas escolas a um questionário aplicado logo depois das apresentações acontecerem, permitiu conhecer os pontos de vista e as opiniões dos alunos sobre os tópicos abordados. As ações realizadas permitiram concluir que o interesse de muitos jovens por temas de astronomia pode ser usado com sucesso e de modo ativo no processo de aprendizagem de áreas da disciplina de Física. Em particular, pode ser útil neste sentido, o estudo da evolução estelar e da dependência das diferentes etapas finais desta evolução com relação à massa das estrelas envolvidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estduante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e bacharel em física pela UNICAMP (1984)

Licenciado e bacharel em história pela USP (2000)

Mestre em Física Nuclear pela USP (1988)

Doutor em Física Nuclear pela USP (1996)

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7124-1774

Références

ALBERGARIA, Danilo. O legado de Galileu para a ciência moderna. ComCiência, n. 112, 2009. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000800002&lng=en&nrm=iso24>. Acesso em: 10 set 2021.

BEECH, Martin. Introducing the Stars: Formation, Structure and Evolution. Cham, Switzerland: Springer, 2019.

BOER, K. S. de; SEGGEWISS, W. Stars and stellar evolution. Les Ulis, França: EDP Science, 2008.

COUPER, Heather; HENBEST, Niegel. A história da astronomia. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

EDDINGTON, Arthur Stanley. The internal constitution of the stars. Cambridge, UK: Cambridge Press, 1926.

HORVATH, Jorge Ernesto. Fundamentos da Evolução Estelar, Supernovas e Objetos Compactos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

HORVATH, Jorge Ernesto. As estrelas na sala de aula: Uma abordagem para o ensino da Astronomia Estelar. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

IACHEL, Gustavo. O conhecimento prévio de alunos do ensino médio sobre as estrelas. RELEA, n. 12, p. 7-29, 2011. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/161>. Acesso em: 30 ago. 2021.

KIPPENHAHN, Rudolf; WEIGERT, Alfred; WEISS, Achim. Stellar Structure

and Evolution. New York: Springer, 2012.

LAGO, Leonardo; ANDRADE, Renata de; LOCATELLI, Rogério. Astronomia no ensino de Ciências da Natureza. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a astronomia. RELEA, n. 4, p. 47-68, 2007. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/99>. Acesso em: 28 ago. 2021.

MEADOWS, A. J. Evolución Estelar. Barcelona, Espanha: Reverté, 1987.

NASCIMENTO FILHO, Carlos Alberto; PINTO, Sabrine Lino; CAMPOS, Carlos Roberto Pires. A relação entre divulgação e cultura científicas: um ensaio sobre eventos de Ciências. In: ROCHA, Marcelo Borges; OLIVEIRA, Roberto Dalmo V. L. de (Orgs.). Divulgação científica: textos e contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

ORTIZ, Adriano José et al. Representações sociais de alunos do final do ensino médio sobre astronomia. RELEA, n. 27, p. 79-91, 2019. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/393>. Acesso em: 10 set. 2021.

ROONEY, Anne. A História da Astronomia. São Paulo: M.Books, 2018.

SALARIS, Maurizio; CASSISI, Santi. Evolution of Stars and Stellar Populations. Chichester, UK: John Wiley & Sons Ltd. 2005.

SPARROW, Giles. 50 ideias de astronomia que você precisa conhecer. São Paulo: Planeta, 2018.

TYSON, Neil deGrasse. Morte no buraco negro e outros dilemas cósmicos. São Paulo: Planeta, 2016.

VIEIRA, Mônica Bandecchi da Fonseca. Astrofísica estelar para o ensino médio: análise de uma proposta. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia) – IAG-USP, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2018. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14135/tde-07072018-124501/publico/MonicaBandecchi.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2021

WALL, Mike. 2019. The Sun Will Turn Into a Giant Crystal Ball After It Dies. Space.com, Disponível em: <https://www.space.com/42949-sun-crystal-white-dwarf-stars-lifecycle.html>. Acesso em: 10 set. 2021.

Téléchargements

Publiée

26-12-2022