Ciência e religião na sala de aula

um diálogo em favor da interculturalidade e em defesa do senso crítico

Auteurs

  • Marcos Ferreira Josephino SEEDUC-RJ/Professor

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.36689

Résumé

Imerso no contexto de que os alunos trazem suas crenças e práticas culturais para o ambiente escolar, este artigo pretende oferecer alguns elementos que mostrem a importância do diálogo e a perspectiva intercultural como possíveis recursos ao se tratar de temas em sala de aula que podem gerar conflitos de ideias, principalmente quando se está em jogo as crenças religiosas do aluno. Entendendo o diálogo e a interculturalidade como métodos que permitem a resolução de conflitos e o respeito entre os diferentes grupos culturais e suas visões de mundo, foi possível ouvir as opiniões dos alunos sobre temas polêmicos, como, a teoria evolutiva darwiniana e a origem da vida biológica na Terra, sem que se registrassem conflitos. Porém, embora reconheçam o valor da explicação científica, a religião continua tendo lugar de destaque na vida de muitos destes alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

30-12-2021

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência