Ciência e religião na sala de aula
um diálogo em favor da interculturalidade e em defesa do senso crítico
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.36689Resumo
Imerso no contexto de que os alunos trazem suas crenças e práticas culturais para o ambiente escolar, este artigo pretende oferecer alguns elementos que mostrem a importância do diálogo e a perspectiva intercultural como possíveis recursos ao se tratar de temas em sala de aula que podem gerar conflitos de ideias, principalmente quando se está em jogo as crenças religiosas do aluno. Entendendo o diálogo e a interculturalidade como métodos que permitem a resolução de conflitos e o respeito entre os diferentes grupos culturais e suas visões de mundo, foi possível ouvir as opiniões dos alunos sobre temas polêmicos, como, a teoria evolutiva darwiniana e a origem da vida biológica na Terra, sem que se registrassem conflitos. Porém, embora reconheçam o valor da explicação científica, a religião continua tendo lugar de destaque na vida de muitos destes alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.