Formulação de perguntas
uma estratégia de leitura para Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37480Mots-clés :
Texto de Divulgação Científica, Leitura, Formulação de PerguntasRésumé
Este trabalho foi fruto de uma dissertação de mestrado, que teve como intuito analisar as compreensões de professores em formação inicial acerca da estrutura e particularidades do Discurso de Divulgação Científica. Para tanto, foi proposto a leitura desse gênero textual e como estratégia de leitura foi utilizada a formulação de perguntas com licenciandos em química, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O Texto de Divulgação Científica (TDC) escolhido para essa atividade foi a Introdução do livro “Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar” de Joe Schwarcz. As perguntas formuladas pelos licenciandos a partir da leitura foram analisadas com base em categorias a priori já definidas por Ferreira (2009), que trazem as particularidades de um TDC, sobre aspectos científicos, conceituais, históricos, cotidianos e didáticos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.