Puberdade, métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s):

uma análise de conhecimentos prévios com alunos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de São Mateus – ES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42000

Mots-clés :

Infecção Sexualmente Transmissível; Educação em saúde; Educação Sexual

Résumé

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a visão dos discentes em relação ao conhecimento que possuem acerca da educação sexual, e a importância da temática no ambiente escolar e demais ambientes que coabitam. Foi realizada uma pesquisa semiestruturada com o intuito de conhecer as concepções que os discentes reconhecem, e a importância das mesmas. O estudo buscou compreender como a Educação em Saúde e a Educação Sexual são necessárias no cotidiano da sala de aula, e como um ambiente articulado que funciona para além das disciplinas de ciências/biologia são necessários, numa busca de compreensão do estudante como um ser em sua totalidade, tornando a transversalidade necessária para que diferentes abordagens sejam feitas. Foi possível corroborar, por meio da pesquisa, que ainda há uma defasagem significativa no que os estudantes compreendem dos processos de prevenção e sexualidade, o que torna necessário que os docentes passem por processos contínuos de formação, para que se atualizem, compreendam e participem na formação integral do sujeito.

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Bibliographies de l'auteur

Kelle Barros Cunha

Graduada em Ciências Biológicas – Ufes (Campus São Mateus). Especialista em Ensino de Ciências (C’10) – UFES. Mestranda em Ensino e Educação Básica (PPGEEB), desenvolvendo pesquisa em Feiras de Ciências (Fecinc) - Bolsista FAPES – UFES (Campus São Mateus). Professora de Ciências e Biologia. Experiência na educação básica, com ensino de Ciências para os anos finais do Ensino fundamental e EJA; Biologia Ensino Médio e EJA.

Ana Karla de Jesus

Graduada em Biologia– Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Técnica em Química - Escola Master - São Mateus/ES. Especialista em Ensino de Ciências (C’10) – UFES. Professora de Ciências e Biologia. Experiência na educação básica, com ensino de Ciências para os anos finais do Ensino fundamental e EJA; Biologia Ensino Médio e EJA.

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Publiée

27-06-2024