Ensino de ciências da natureza na educação do campo:
abordagens em programas de mestrado profissional no estado do Pará
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46565Mots-clés :
aprendizagem significativa, escola, saberes, contextualização, produtos educacionaisRésumé
O ensino de ciências da natureza na educação do campo, tem possibilitado novas discussões com relação à contextualização dos conteúdos atrelados a realidade dos estudantes camponeses. Algumas dessas discussões estão vinculadas a pesquisas em programas de pós-graduação, sendo estes, um novo espaço para a divulgação dessa temática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão de literatura de produções de mestrado profissional na área de ensino com a temática em educação do campo e ensino de ciências nas universidades públicas do estado do Pará. A pesquisa apresenta-se como descritiva a partir dos objetivos propostos, possuindo uma abordagem qualiquantitativa. Como procedimento de pesquisa foi selecionada a revisão bibliográfica e pesquisa em bases online de cinco universidades públicas. Em síntese, foram encontradas apenas seis publicações com a temática abordada. O mestrado profissional por ser um importante espaço acadêmico para a produção e disseminação dos estudos sobre educação do campo e ensino de ciências, está a caminho de se consolidar como mais um espaço de reflexão e discussão deste contexto educacional no Pará. As produções encontradas devem servir de motivação para que as discussões se propaguem, principalmente com propostas estratégicas e formativas.
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