Ensino de ciências da natureza na educação do campo:

abordagens em programas de mestrado profissional no estado do Pará

Autores

  • Danrley Ferreira Moraes Universidade do Estado do Pará
  • Alcindo da Silva Martins Júnior Universidade do Estado do Pará
  • Bianca Venturieri Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46565

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, escola, saberes, contextualização, produtos educacionais

Resumo

O ensino de ciências da natureza na educação do campo, tem possibilitado novas discussões com relação à contextualização dos conteúdos atrelados a realidade dos estudantes camponeses. Algumas dessas discussões estão vinculadas a pesquisas em programas de pós-graduação, sendo estes, um novo espaço para a divulgação dessa temática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão de literatura de produções de mestrado profissional na área de ensino com a temática em educação do campo e ensino de ciências nas universidades públicas do estado do Pará. A pesquisa apresenta-se como descritiva a partir dos objetivos propostos, possuindo uma abordagem qualiquantitativa. Como procedimento de pesquisa foi selecionada a revisão bibliográfica e pesquisa em bases online de cinco universidades públicas. Em síntese, foram encontradas apenas seis publicações com a temática abordada. O mestrado profissional por ser um importante espaço acadêmico para a produção e disseminação dos estudos sobre educação do campo e ensino de ciências, está a caminho de se consolidar como mais um espaço de reflexão e discussão deste contexto educacional no Pará. As produções encontradas devem servir de motivação para que as discussões se propaguem, principalmente com propostas estratégicas e formativas.

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Biografia do Autor

Alcindo da Silva Martins Júnior, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e, principalmente, Licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta experiência na pesquisa com a Funga brasileira, especialmente a Amazônida, onde, desde a graduação vem desenvolvendo trabalhos de sistemática, taxonomia e ecologia de Macrofungos (Ascomycota e Basidiomycota) e Ferrugem de Plantas (Pucciniales). Atua como Professor permanente no PPG em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), onde atua como orientador, desenvolvendo produtos educacionais para áreas críticas do ensino de Ciências e Biologia. O referido PPG é aprovado na CAPES, atualmente possui nota 3, teve suas atividades iniciadas em 2020 e é institucionalizado pela Universidade do Estado do Pará. 

Bianca Venturieri, Universidade do Estado do Pará

ossuo graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), graduação em Bacharelado em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente sou professora adjunta II da Universidade do Estado do Pará, professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- PPGEECA, do Programa de Pós Graduação em Transtorno do Espectro do Autista da Uepa, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Iniciação a Docência PIBID-UEPA. Tenho experiência na área de Educação e Ensino de Ciências com ênfase em Formação de professores em contextos colaborativos e inclusão no ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciencias, espaços não formais, formação continuada de professores, educação inclusiva.

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Publicado

14-11-2024