Robótica Educacional

Formação Científica e Protagonismo no Ensino Fundamental Pós-Pandemia

Auteurs

  • Evelyn de Souza Crespo Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Mestranda do Programa de Pós- Graduação de Ensino em Educação Básica
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Associada no Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira / Docente permanente do PPGEB

Mots-clés :

robótica educacional; interdisciplinaridade; protagonismo; alfabetização científica e tecnológica.

Résumé

O desenvolvimento crescente das tecnologias digitais é inquestionável, estando elas presentes em todos os setores da sociedade e, obviamente, na escola. Discute-se aqui a facilidade com que os discentes se apropriam das tecnologias digitais e algumas possibilidades da inserção desses recursos na escola, tendo o professor como mediador. Tal inserção é abordada neste trabalho através do relato de um projeto interdisciplinar de robótica educacional, desenvolvido com alunos do 6º ano do segundo segmento do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia do município de Niterói, Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado e implementado no período pós-pandemia da Covid-19, mas ainda de isolamento, quando os discentes deveriam voltar para a escola e tinham receio do retorno. Utilizou-se a metodologia da Pesquisa-ação para o desenvolvimento da pesquisa.  As etapas do projeto vão desde a problematização inicial, passam pelas pesquisas sobre a doença, levantamento de dados estatísticos e finalizam com uma oficina de robótica. Diversas áreas do conhecimento foram trabalhadas durante as etapas mencionadas. O resultado imediato do projeto foi um robô chamado Xô-Covid! que trazia um dispenser com álcool e legendas sobre a doença, circulando pela Escola. O robô foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica e os estudantes participantes receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior. Conclui-se que o projeto contribuiu para o protagonismo estudantil e para a alfabetização científica e tecnológica dos discentes; os professores, por sua vez, devem estar permanentemente em formação, para que projetos inovadores possam ser propostos, desenvolvidos e implementados. 

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Biographie de l'auteur

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Associada no Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira / Docente permanente do PPGEB

Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Doutora e Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em Física pela Uerj. Tem experiência em Física, na área de Teoria Quântica de Campos e na área da formação de professores. Atua como docente na educação básica, graduação e pós-graduação na área de Ensino. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB), desde 2014 até o presente. Tem atuado em pesquisas voltadas à formação de Professores, História da Ciência e novas metodologias em sala de aula. É líder do Grupo de Pesquisa: Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática na Educação Básica.

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Publiée

26-12-2024

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência