Robótica Educacional
Formação Científica e Protagonismo no Ensino Fundamental Pós-Pandemia
Palavras-chave:
robótica educacional; interdisciplinaridade; protagonismo; alfabetização científica e tecnológica.Resumo
O desenvolvimento crescente das tecnologias digitais é inquestionável, estando elas presentes em todos os setores da sociedade e, obviamente, na escola. Discute-se aqui a facilidade com que os discentes se apropriam das tecnologias digitais e algumas possibilidades da inserção desses recursos na escola, tendo o professor como mediador. Tal inserção é abordada neste trabalho através do relato de um projeto interdisciplinar de robótica educacional, desenvolvido com alunos do 6º ano do segundo segmento do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia do município de Niterói, Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado e implementado no período pós-pandemia da Covid-19, mas ainda de isolamento, quando os discentes deveriam voltar para a escola e tinham receio do retorno. Utilizou-se a metodologia da Pesquisa-ação para o desenvolvimento da pesquisa. As etapas do projeto vão desde a problematização inicial, passam pelas pesquisas sobre a doença, levantamento de dados estatísticos e finalizam com uma oficina de robótica. Diversas áreas do conhecimento foram trabalhadas durante as etapas mencionadas. O resultado imediato do projeto foi um robô chamado Xô-Covid! que trazia um dispenser com álcool e legendas sobre a doença, circulando pela Escola. O robô foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica e os estudantes participantes receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior. Conclui-se que o projeto contribuiu para o protagonismo estudantil e para a alfabetização científica e tecnológica dos discentes; os professores, por sua vez, devem estar permanentemente em formação, para que projetos inovadores possam ser propostos, desenvolvidos e implementados.
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