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recursos digitais no ensino de botânica

Autores/as

  • Matheus Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Laurindo dos Santos Júnior Universidade de São Paulo
  • Elizamar Ciríaco da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47456/j6av9j02

Palabras clave:

Educação não-formal; Recursos digitais; Ensino de Ciências e Biologia

Resumen

O ensino de botânica na educação básica requer uma variedade de recursos para modernizar a educação e proporcionar uma aprendizagem significativa. Isso pode ser potencializado pelo uso adequado das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) e, por outro lado, prejudicado por seu uso inadequado. A pandemia da COVID 19 desencadeou o amplo uso de TDIC’s como uma estratégia de compensação das restrições sociais, entretanto é possível que nem todos alguns assuntos tenham sido inseridos completamente (ou parcialmente) nestes recursos. O presente estudo analisou as ferramentas e os espaços digitais dedicados ao ensino de conteúdos botânicos, com o objetivo de conhecê-los e identificar suas reais potencialidades ao ensino. Com a busca, foram identificadas ferramentas principalmente relacionadas à Sistemática e a Morfologia Vegetal, sem abrangência para a maioria dos conceitos e a falta de recursos auxiliares, além da ausência de recursos para tantos outros conteúdos botânicos. Dessa forma, embora tenha ocorrido a maior popularização das TDIC´s durante a pandemia, os conteúdos botânicos não possuem tantas opções de materiais didáticos que possam dinamizar as aulas teóricas e práticas. Isto destaca a necessidade de recursos, que contemplem mais temáticas botânicas e sejam acessíveis para a educação básica, além de serem capazes de instigar o interesse docente e estudantil.

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Publicado

26-12-2025