Educação em Tempo Integral

possibilidades das práticas pedagógicas em Educação Física na Escola Estadual Professor José Jório em São João do Manteninha/MG

Auteurs

  • William Vieira Carrijo UFES
  • Andrea Brandão Locatelli UFES

DOI :

https://doi.org/10.47456/tt81tj28

Mots-clés :

Tempo Integral; Educação Física; Práticas Pedagógicas.

Résumé

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, investigou as relações entre as orientações da Educação em Tempo Integral (ETI) e a produção da prática pedagógica em Educação Física (EF) na Escola Estadual Professor José Jório, no município de São João do Manteninha, interior de Minas Gerais. A partir do referencial da formação integral, articulando dimensões cognitivas, socioemocionais, culturais e cidadãs, analisou-se em que medida a ampliação dos tempos e espaços escolares qualifica as experiências de aprendizagem. Ancorado em abordagem qualitativa. com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o estudo utilizou observação, questionário e entrevistas, analisados por procedimentos de análise de conteúdo (Bardin, 2016; Tracy, 2020; Braun; Clarke, 2021; Minayo, 2022). Os resultados evidenciaram um conjunto de práticas coerentes com a ETI, como metodologias ativas, inclusão orientada por critérios de participação e progressão, integração de tecnologias digitais e mediações ético-pedagógicas voltadas à convivência democrática. Apesar dos avanços, persistem desafios estruturais que limitam a diversificação das práticas corporais e demandam políticas de investimento e formação docente continuada. Conclui-se que, quando sustentada por um projeto pedagógico claro e políticas de apoio, a EF na ETI amplia repertórios culturais, fortalece vínculos e qualifica os sentidos de aprender e conviver no cotidiano escolar.

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Publiée

26-12-2025

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Rubrique

Resumos de Teses e Dissertações