A metodologia da problematização no ensino de biologia – estudo da Leishmaniose

Autores

  • Erisnaldo Francisco Reis UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Gabriela Luiza Henz UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Resumo

O atual contexto educacional requer profissionais com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e aprendizagem. O uso de estratégias pedagógicas norteadas por metodologias ativas é uma forma de desenvolver processos críticos de ensino e de aprendizagem, visando despertar, dentre outras habilidades, a criatividade dos alunos. O objetivo deste relato de experiência é descrever o uso da estratégia pedagógica denominada Problematização como metodologia ativa para o ensino de leishmaniose com alunos da educação básica. Para tanto, desenvolveu-se este estudo com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de Rubim/MG/Brasil. A análise do desenvolvimento das aulas aponta para o fato de que os alunos apreciaram as atividades, mostrando-se intensamente motivados e participativos. Demonstraram interesse e autonomia na busca pelas informações necessárias para o estudo. Observa-se desta forma que esta estratégia pedagógica favorece a aprendizagem dos alunos, além de desenvolver diferentes habilidades importantes para os alunos.

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Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Professor de Ciências e Biologia, Rubim/MG.

Gabriela Luiza Henz, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica - UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.

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Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Relatos de experiência