Experiências e aprendizagens na/da formação docente Pibid Letras Português da Ufes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32577

Abstract

Este artigo tenciona apresentar as experiências e aprendizagens do Pibid no curso de Letras Português, da Ufes, por um período de 18 meses, com início das atividades em agosto de 2018. Descrevem-se os participantes, a metodologia de trabalho do grupo e é feita uma exposição de quatro atividades desenvolvidas, para exemplificar algumas das ações ao longo desse período, que são: (a) A visão crítica sobre o gênero textual “discurso político” em meio as eleições de 2018; (b) Izaura News: Explorando gêneros textuais do domínio jornalístico no Ensino Fundamental; (c) Poesia capixaba e tradução intersemiótica: relato de uma experiência no PIBID e (d) Café com Pibid Letras Português. Assim, com este artigo, demonstra-se a motivação do grupo do Pibid Letras Português da Ufes ao desenvolver as atividades nesse período em que atuaram em parceria.

Author Biography

  • Leila Maria Tesch, UFES

    This paper seeks to share learning experiences at the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência [Institutional scholarship program of initiation to teaching] (Pibid) within a period of 18 months, starting in August 2018.  Participants and the methodology are described as well as four activities carried out during the project by way of example, namely: (a) A critical look at the textual genre “political speech” during the 2018 elections; (b) Izaura News: exploring journalistic textual genres in basic education; (c) Capixaba Poetry and intersemiotic translation: sharing experiences from Pibid and (d) The Pibid Café – BA in Portuguese. This paper, therefore, demonstrates group motivation during the afore mentioned period in which participants developed activities in partnership.

    Keywords: Pibid; Teacher education; BA in Portuguese; Portuguese.

Published

30-06-2021

Issue

Section

Artigos