A função social do professor de química em relação à pandemia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.34711Palavras-chave:
Professor de Química, Pandemia, SociedadeResumo
O professor de Química dispõe de profusas responsabilidades – seja na escola ou fora dela – esse profissional contribui para a formação de incontáveis cidadãos a cada ano. No ano de 2020, com a pandemia do COVID-19, os professores tiveram que se reconstruir e atender a uma nova exigência: trabalhar com o ensino a distância. Conjuntamente, seu papel modificou-se, trazendo outras responsabilidades mais urgentes, como educar para a conscientização quanto à prevenção desse vírus. Posto isso, o presente trabalho é uma análise conceitual, que tem por objetivo conhecer as diferentes funções sociais que o professor de Química assumiu durante a pandemia dentro do contexto brasileiro, por meio da utilização de um questionário on-line, de cunho qualitativo, com o intuito de conhecer diferentes opiniões sobre a temática. Esse questionário contém três perguntas discursivas, sendo a pergunta “De uma forma geral, qual o papel do professor de Química dentro de uma pandemia?” utilizada para a categorização das respostas e posterior reflexão das temáticas trazidas pelas mesmas. Em síntese, pôde-se observar que a maior parte das pessoas conseguiu elaborar uma resposta que tratava de, pelo menos, um tópico pertencente à função do professor de Química, demonstrando que a presença desse profissional é comum no cotidiano da sociedade. Conforme os argumentos expostos pelos participantes, deve-se educar de forma igualitária e justa, relacionando o conteúdo de Química ao problema vivido, de forma a prepará-los criticamente para lidar com essa nova conjuntura.
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