Experiências artístico-pedagógicas com estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36191Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de composição estética-artístico dos estudantes-atores/ atrizes que participaram da montagem do espetáculo “O Cavaleiro do Destino”, uma produção artística realizada com estudantes do ensino médio da escola Liceu Maranhense. Entende-se que os processos pedagógicos são também processos artísticos, por isso, utilizamos a análise de documentos (entrevistas, relatórios, plano de aulas), baseados na genética teatral, assim como as metodologias utilizadas nas oficinas e as estratégias/técnicas utilizadas para composição da encenação, tendo como base principal os autores Grotowski (1997), Ferancini (2003). Realizamos, assim, com essa linguagem artística, um movimento tático de reinvenção do cotidiano escolar, a partir das oficinas. Por fim, trago como formato de ensino, oficinas extracurriculares, que agregam ao ensino do teatro, e como um estudo sobre o corpo abre os caminhos de um redescobrimento maior de si.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.