Gestão de pessoas no ambiente escolar e o enfrentamento da síndrome de Burnout
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout; Estratégias de Enfrentamento; Gestão Escolar; Trabalho Docente.Resumo
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional tem sido descrita como um distúrbio emocional cujos sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico são resultantes de situações de trabalho desgastante, que demandam descomedida competitividade ou responsabilidade. A principal causa da enfermidade é justamente o excesso de trabalho. A Síndrome de Burnout tem acometido profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, principalmente profissionais da saúde e professores. O objetivo principal desta pesquisa consiste em realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias que poderiam ser utilizadas pelos gestores escolares no enfrentamento ao Burnout. Para esse fim, utilizou-se a base de dados do Google Acadêmico, sendo a busca realizada por meio das seguintes palavras: “burnout” and “professores”. As produções foram selecionadas preferencialmente no período de 2013 a 2023, contando para a composição da coletânea dessa revisão bibliográfica artigos, dissertações e teses. A análise das obras permitiu identificar algumas estratégias de enfrentamento ao Burnout baseadas no gerenciamento das emoções dos professores. Nesse aspecto, o gestor escolar tem papel preponderante no delineamento e efetivação de ações que busquem evitar ou minimizar os efeitos do esgotamento profissional. Ficou evidente neste trabalho que não há dúvida de que a mais importante das intervenções deve voltar-se para a prevenção. Este estudo aponta para a necessidade de elaboração e implantação de uma agenda de pesquisas e debates com vistas ao estabelecimento de uma política pública de saúde para os professores.
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