O que existe no seu smartphone?
Aplicação e avaliação de sequência didática investigativa para ensinar Microbiologia com materiais de baixos custos.
DOI:
https://doi.org/10.47456/3sbzga74Palavras-chave:
Microrganismos; Ensino Médio; Celular; Aula laboratorialResumo
Ensinar Microbiologia mostra-se difícil, sendo muitas vezes realizado de forma exclusivamente teórica e não-contextualizada. Este trabalho teve como objetivo a aplicação de uma sequência didática investigativa (SDI) para quantificar microrganismos nos smartphones dos próprios alunos, utilizando materiais de baixos custos (incubadora de isopor e meio de cultura caseiro), com turma de 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio de colégio da rede estadual do Paraná/BR. O conhecimento foi avaliado por meio de questionário dissertativo aplicado em 3 momentos: antes e após aula tradicional teórica, e após a aplicação da SDI, sendo também avaliada a impressão geral dos alunos. Os alunos puderam isolar microrganismos dos seus aparelhos celulares, bem como a diminuição da carga microbiana após limpeza. Além disso, verificou-se uma ótima aceitação das metodologias ativas aplicadas, bem como um aumento na complexidade das respostas às questões dissertativas sobre Microbiologia após a aplicação da SDI.
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