A utilização de metodologias ativas no ensino de Física em escolas da rede pública de Marabá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46518

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Ensino de Física; Formação continuada.

Resumo

 O uso exclusivo de aulas expositivas no ensino de Física nos faz repensar sobre a diversidade de abordagens metodológicas. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a utilização e/ou ausência das metodologias ativas em aulas de Física no núcleo da cidade nova em Marabá-PA. Além de elencar as dificuldades de utilização dessas metodologias em sala de aula e avaliar a contribuição da formação continuada para o uso das metodologias ativas de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, envolveu 5 professores de Física vinculados a escolas da rede pública localizadas no núcleo da Cidade Nova do município de Marabá,PA. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, e para a análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que a falta de tempo e planejamento, a desmotivação dos alunos, a participação insuficiente dos estudantes e a ausência de ferramentas são fatores que influenciam negativamente na aplicação das metodologias ativas. Foi possível concluir também que alguns professores não tiveram abordagens sobre metodologias ativas durante a formação inicial e, embora reconheçam a contribuição da formação continuada, os professores enfrentam dificuldades em encontrar cursos voltados para essa metodologia, o que acaba limitando a implementação de novas práticas de ensino. Nesse sentido, demonstram a necessidade de cursos de formação continuada específico para metodologias ativas, com o intuito de auxiliar na prática docente.

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Biografia do Autor

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

Licenciada, Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Coordenadora do Campus da UEPA-Marabá (2016-2017 / 2018-2019 / 2022-2023/2024.). Docente do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UNIFESSPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEPA). É membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Associação Brasileira de Química (ABQ), Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA). É Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ-PARÁ) gestão 2022-2024, desenvolve trabalhos na área de Formação de Professores de Ciências/Química, atuando nos seguintes temas: Ensino de Química, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes Paraense.

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Publicado

14-11-2024