As ações da Recickla e a Educação Ambiental
uma análise dos impactos na aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de Rio das Flôres/Rj
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.46600Palavras-chave:
Educação Ambiental; Recickla; InterdisciplinaridadeResumo
A educação ambiental pode ser caracterizada como peça fundamental na educação como um todo. Na BNCC é apresentada como um tema contemporâneo transversal, reforçando a necessidade de ser uma temática presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, seja em caráter formal ou não-formal. O objetivo central deste trabalho é compreender de que modo a temática educação ambiental, assim como as ações da empresa Recickla desenvolvidas em uma escola da rede municipal de ensino de Rio das Flôres/RJ, se caracterizam como possíveis ferramentas auxiliares na construção dos processos de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um questionário aberto contendo seis questões sobre os impactos das ações da Recickla e a Educação Ambiental na aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de Rio das Flôres. A análise das respostas de três professoras aos questionários foi inspirada na técnica de tematização. As professoras elucidaram que as atividades da Recickla promovem a interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento e incentivando a sustentabilidade e o desenvolvimento da consciência ambiental e cidadã dos alunos. Sendo assim, as ações da Recickla podem ser observadas como facilitadoras do ensinar e aprender, pois possibilitam a contextualização da vida e do conhecimento, trazendo a realidade dos estudantes para a escola e proporcionando que eles socializem em seu cotidiano o que aprenderam no contexto escolar, oportunizando a interação familiar, social e cidadã na vida desses estudantes.
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