Ensino de imunologia no contexto de fake news
estratégias investigativas no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/yv5t6512Palavras-chave:
vacinação; educação científica; metodologias ativasResumo
Este estudo investigou o ensino de imunologia no ensino médio, com ênfase na utilização de estratégias investigativas como forma de enfrentar a desinformação, especialmente no que se refere à vacinação. A pesquisa foi realizada com estudantes da 3ª série do ensino médio e teve como eixo temático a epidemia de dengue. A sequência didática foi composta por três aulas, nas quais os alunos participaram de atividades como leitura crítica de notícias, formulação e validação de hipóteses e elaboração de mapas mentais com utilização de ferramentas digitais. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos no que se refere à análise crítica e à compreensão sobre vacinação e o funcionamento do sistema imunológico. A abordagem metodológica adotada evidenciou o potencial do ensino por investigação para promover o protagonismo discente, a alfabetização científica e o desenvolvimento de uma postura crítica frente à desinformação. Conclui-se que estratégias investigativas são eficazes na promoção de competências e habilidades associadas ao conhecimento científico, além de reforçarem o papel da educação na mitigação de fake news e no fortalecimento da saúde pública.
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