"Alimentação saudável" no programa residência pedagógica
uma jornada dialética em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.47456/3tyv2582Palavras-chave:
Alimentação Saudável; Pedagogia Histórico-Crítica; Ludicidade; Mediação Docente; Programa Residência PedagógicaResumo
Este artigo analisa a experiência do projeto "Alimentação Saudável" desenvolvido por residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Pitanga (PR). Fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2013) e na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2007), o projeto integrou conhecimentos científicos sobre nutrição às vivências cotidianas dos alunos por meio de estratégias lúdicas, como montagem de pirâmides alimentares 3D, jogos de classificação e produções artísticas. A metodologia seguiu os cinco passos dialéticos de Gasparin (2012), evidenciando o papel central da mediação docente na superação de desafios como diversidade cognitiva e conflitos interpessoais. Os resultados revelaram a transformação de percepções ingênuas dos alunos em consciência crítica sobre processamento de alimentos e desigualdades nutricionais, com impactos tangíveis como mudanças de hábitos familiares e incorporação dos materiais produzidos ao acervo pedagógico da escola. Conclui-se que a experiência consolidou-se como laboratório de práticas transformadoras, reforçando a alimentação como eixo transversal para discussão de justiça social e autonomia, além de validar o potencial formativo da residência pedagógica na articulação teoria-prática.
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