Competências Empreendedoras nos Contextos de Ensino-Aprendizagem: Revisão Sistemática da Literatura (2009-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.3.35992.57-79

Palavras-chave:

Competências Empreendedoras, Empreendedorismo, Competências, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O estudo objetiva realizar uma revisão sistemática da literatura sobre Competências Empreendedoras (CE) nos contextos formativos, no período de 2009 a 2020. Neste trabalho, as CE referem-se à características de nível superior, abrangendo traços de personalidade, habilidades e conhecimentos e, portanto, podem ser vistas como a capacidade total do empreendedor para desempenhar com sucesso uma função de trabalho. Foram utilizados descritores no portal de periódicos Capes e selecionados 27 estudos nacionais e internacionais, nos quais prevalecem as investigações quantitativas. E sobressaem as investigações de antecedentes. Em 20 estudos são utilizados instrumentos para mensurar as CE. Os autores assumiram diferentes teorias para definir o construto. A falta de consenso sobre esse conceito é evidenciada pela variabilidade no número, de três a 40 fatores, e na nomeação de cada um dos fatores. Logo, se observa que as CE são um construto promissor para compreensão do empreendedorismo, mas ainda são necessários mais estudos.

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Biografia do Autor

Juliana Marques Cury, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda na linha de pesquisa Processos Organizacionais – Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Heila Magali da Silva Veiga, Universidade Federal de Uberlândia

Professora na linha de pesquisa Processos Organizacionais – Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília – UnB

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Cury, J. M., & Veiga, H. M. da S. (2021). Competências Empreendedoras nos Contextos de Ensino-Aprendizagem: Revisão Sistemática da Literatura (2009-2020). Revista Gestão & Conexões, 10(3), 57–79. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.3.35992.57-79

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Artigos