Imagens do Empreendedorismo: Uso de Metáforas para a Pesquisa sobre o Fenômeno Empreendedor

Autores

  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras (Ufla)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras (Ufla) https://orcid.org/0000-0001-7269-5196

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37032.118-137

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Processo, Prática, Redes, Metáfora

Resumo

Neste artigo, exploramos algumas metáforas aplicadas ao estudo do empreendedorismo. Para compor o corpus de análise, procurou-se priorizar textos acadêmicos que expressassem metaforicamente a articulação entre elementos teóricos oriundos do campo. Diante disso, foi possível particularizar, nesta leitura, as metáforas do empreendedorismo como processo, como prática e como rede, discutindo algumas implicações dessas abordagens para a pesquisa sobre o referido fenômeno. Para tanto, foram utilizados 38 textos como base para o percurso analítico percorrido para a apreensão das expressões metafóricas abordadas.  Concluiu-se que o caráter reflexivo e crítico que as metáforas assumem pode contribuir para a problematização da ação empreendedora, particularizando entidades como o indivíduo empreendedor, a organização e o contexto, por um lado, e construções como os processos, as práticas e as redes empreendedoras, por outro. Busca-se, assim, estabelecer um caminho teórico-metodológico para trilhar em direção à constituição metafórica de “imagens do empreendedorismo”.

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Biografia do Autor

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Doutorando em Administração - Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)

Professor Assistente - Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU)

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Publicado

03-05-2022

Como Citar

José de Brito, M., & Borges, A. F. (2022). Imagens do Empreendedorismo: Uso de Metáforas para a Pesquisa sobre o Fenômeno Empreendedor. Revista Gestão & Conexões, 11(2), 118–137. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37032.118-137

Edição

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