Imagens do Empreendedorismo: Uso de Metáforas para a Pesquisa sobre o Fenômeno Empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37032.118-137Palavras-chave:
Empreendedorismo, Processo, Prática, Redes, MetáforaResumo
Neste artigo, exploramos algumas metáforas aplicadas ao estudo do empreendedorismo. Para compor o corpus de análise, procurou-se priorizar textos acadêmicos que expressassem metaforicamente a articulação entre elementos teóricos oriundos do campo. Diante disso, foi possível particularizar, nesta leitura, as metáforas do empreendedorismo como processo, como prática e como rede, discutindo algumas implicações dessas abordagens para a pesquisa sobre o referido fenômeno. Para tanto, foram utilizados 38 textos como base para o percurso analítico percorrido para a apreensão das expressões metafóricas abordadas. Concluiu-se que o caráter reflexivo e crítico que as metáforas assumem pode contribuir para a problematização da ação empreendedora, particularizando entidades como o indivíduo empreendedor, a organização e o contexto, por um lado, e construções como os processos, as práticas e as redes empreendedoras, por outro. Busca-se, assim, estabelecer um caminho teórico-metodológico para trilhar em direção à constituição metafórica de “imagens do empreendedorismo”.
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