Por Que Eu Sigo Um Influenciador Digital?

A Percepção Sobre Mulheres Millennials do Nordeste

Autores

  • Suzana Virgínia da Costa Régis Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Agostinha Mafalda Barra de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0002-6055-1758
  • Aline Francilurdes Nery do Vale Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.3.43906.293.312

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, influencers digitais, mídias sociais digitais, geração millenials.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os motivos pelos quais mulheres da geração millenials que residem na região Nordeste seguem influenciadores digitais nas suas mídias sociais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Para tanto, foram conduzidas 18 entrevistas semiestruturadas com mulheres nordestinas da geração millennials. Com base na análise realizada constatou-se os seguintes motivos que as entrevistadas levam em consideração ao acompanhar influenciadores digitais: senso de aproximação que possuem do influenciador quando ele compartilha a vida real, entretenimento, inspiração para compor looks e credibilidade/confiança transmitida pelo influenciador e a credibilidade. A identificação foi relatada como o motivo mais influente, apresentando as seguintes subcategorias: personalidade, história de vida, biotipo, estilo de vida, regionalismo e/ou ocupação. Portanto o presente estudo apresenta relevância teórica por colaborar com a referida temática; e prática por proporcionar aos gestores informações que possam servir de base para a elaboração de estratégias de marketing.

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Biografia do Autor

Suzana Virgínia da Costa Régis , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA). Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE).

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca. Professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

da Costa Régis , S. V., Barra de Oliveira, A. M., & Nery do Vale, A. F. (2024). Por Que Eu Sigo Um Influenciador Digital? : A Percepção Sobre Mulheres Millennials do Nordeste. Revista Gestão & Conexões, 13(3), 293.312. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.3.43906.293.312

Edição

Seção

Artigos